O Monsenhor Catelan é o primeiro padre da Diocese de Umuarama a ser nomeado Bispo
O monsenhor Antonio Luiz Catelan foi nomeado Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro no dia 24 de novembro pelo Papa Francisco. Ele que é o primeiro padre da Diocese de Umuarama a ser nomeado Bispo e concedeu uma entrevista exclusiva para o Departamento de Comunicação da Diocese. A ordenação episcopal acontece hoje, às 17h, na Catedral de Umuarama, e será transmitida ao vivo pelo Facebook (link aqui) e Youtube da Diocese (link aqui).
Confira a entrevista no vídeo
Pe. Catelan nasceu em 02 de fevereiro de 1970, em Cidade Gaúcha, Diocese de Umuarama, no Estado do Paraná. Completou os estudos de Filosofia no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Glória, em Maringá (PR), em 1989, e de Teologia no Instituto Paulo VI, em Londrina (PR), em 1994. Especializou-se em Teologia Dogmática, obtendo o mestrado na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, em 2002, e o doutorado na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, em 2011.
Em 5 de fevereiro de 1995, foi ordenado sacerdote e foi incardinado na Diocese de Umuarama, na qual desempenhou os seguintes cargos: pároco de São Paulo Apóstolo, coordenador Diocesano de Pastoral, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores, administrador paroquial de Nossa Senhora do Rocio em Tapira (PR), reitor do Seminário Maior de Filosofia e Teologia, pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Umuarama, e vigário geral.
Com Vatican News
Foto: Reprodução / Vatican News
Comments
No comment