Missa em Ação de Graças celebra os trinta anos da Pastoral da Criança em Itabuna

, Entrevistas

Os 30 anos de atuação da Pastoral da criança na Diocese de Itabuna, no  Sul da Bahia, foram celebrados com caminhada e missa, neste domingo, 09 de dezembro. A caminhada teve início às 9h, com saída da paróquia Nossa Senhora Aparecida no bairro Califórnia que foi a 1ª paróquia na Diocese de Itabuna a implantar a Pastoral da Criança.

Os membros caminharam por 3km, acompanhados de trio elétrico, cantando e louvando pelos bairros: Califórnia, Fátima e o cento da cidade, até a  Catedral de São José.

Estavam presentes quase todas todas as paróquias pertencentes à diocese itabunense.

Às 11h foi realizada uma  missa em ação de graças  na igreja matriz de São José, presidida por Dom Carlos Alberto dos Santos, bispo diocesano e concelebrada pelos padres: Acássio  Alves (paróquia São Judas Tadeu), Reginaldo Junior (Paróquia Santa Inês) e Alessandro Feitosa (Assessor Eclesiástico da Pastoral da Criança e pároco na paróquia Senhora Santana em Buerarema). Também estavam presentes as coordenadoras de pastorais, José Inaldo  S. Queiroz da diocese de Alagoinhas (BA) e outros religiosos.

Na oportunidade, Cosme Oliveira explicou como é o trabalho da Pastoral da criança: ” Essa Pastoral desenvolve um trabalho de acompanhamento às famílias, às crianças na faixa etária de até seis anos. E a partir daí, a criança é encaminhada para a Catequese”.

Vale ressaltar que a Pastoral da Criança está presente na maioria das paróquias da Diocese de Itabuna.

Segundo Dom Carlos, essa Pastoral foi assumida pelos bispos da CNBB: “Essa Pastoral espalhou-se por todas as dioceses e comunidades do Brasil, à favor da vida, das crianças que têm menos condições de sobrevivência, dando-lhes, portanto, um novo jeito de ser, de amar, de sobreviver”.

No final da celebração, a nova coordenação apresentou todos os coordenadores que atuaram nestes 30 anos da Pastoral da Criança.


História

Em 1985, a Pastoral da Criança foi  fundada pela médica Zilda Arns Neumann, em Florestópolis (PR). Essa Pastoral está presente em todas as dioceses do Brasil e em outros 10 países.

Vale ressaltar que a fundadora morreu no dia 12 de janeiro de 2010 no terremoto que devastou o Haiti.

1ª Vídeo

2ª  Vídeo

Fotos:Acervo/Portal Católico

Veja as fotos:CLICANDO AQUI

Deixe uma resposta