Missa e procissão marcam a Solenidade de Corpus Christi na Diocese de Itabuna

, Entrevistas

A Igreja Católica celebrou nesta quinta-feira, 20 de junho, a Solenidade de Corpus Christi, que significa o Corpo do Senhor. Essa é certamente uma das Solenidades mais sentidas em nível popular, seja pelo significado, que recorda a presença real de Cristo na Eucaristia, seja pelo estilo de celebração.
Na Diocese de Itabuna, no sul da Bahia, o público superou as expectativas da organização e somou mais de 15 mil pessoas.

O Bispo Diocesano de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos, presidiu a Santa Missa, às 15h, na Catedral de São José que também contou com a concelebração  de diversos sacerdotes e diáconos da diocese.
Na Rua Nações Unidas, no centro da cidade, os fieis participaram tanto da confecção dos tapetes quanto da Santa Missa seguida da procissão. No total, foram confeccionados mais de 50 tapetes utilizando vários materiais como  pó de serra, sal colorido, pó de café, matéria reciclável entre outros. A produção dos 400 metros de tapete começou às 6h e reuniu membros das 14 paróquias de Itabuna.Após a Santa Missa, Dom Carlos Alberto conduziu o Santíssimo pelas avenidas e ruas do centro da cidade em procissão com milhares de  fieis.

Ao longo do percurso, a emoção dos fieis chamou a atenção. Tanto pelas ruas quanto pelas janelas dos edifícios residenciais era possível ver a grandiosidade do momento. Todos acompanhavam Jesus Eucarístico com lágrimas, orações e cantos. Outros aproveitaram o momento para fazerem o registro fotográfico da passagem do Santíssimo Sacramento.
Quando a procissão chegou na Catedral de São José, os  fieis receberam a  benção final.

Na oportunidade, Dom Carlos disse: “Quando nós falamos de Jesus, a emoção já deverá partir do coração. E quando falamos que adoramos à Jesus, nós temos que expressar como todo o povo aqui de Itabuna está fazendo. É um momento em que todos nós, nos colocamos diante dos braços de Jesus e queremos ser abraçados por Ele”

O padre Acácio Aves que também estava presente, falou sobre esse momento tão especial: “A gente ver uma manifestação crescente do nosso povo em relação à Jesus eucarístico. Não se trata apenas de uma questão dogmática mas de uma devoção que a gente tem em relação ao Santíssimo Sacramento”

A festa de Corpus Christi foi instituída oficialmente pelo papa Urbano IV, com a publicação da bula Transiturus de hoc mundo, em 8 de setembro de 1264. A origem da celebração remete à devoção eucarística iniciada na França e na Bélgica, antes do século XII.
Ligada à piedade do povo cristão, a solenidade também é lembrada pela influência das visões da monja agostiniana belga Juliana de Cornillon, as quais mostravam o anseio de Cristo para que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Tais visões foram consideradas decisivas para a decisão do papa, em 1264. Mas foi somente 50 anos depois da morte de Urbano IV que a Solenidade ganhou caráter universal definitivo com a confirmação bula Transiturus de hoc mundo, pelo papa Clemente V em 1314. Esta tradição já tem mais 750 anos.

Confira mais fotos em nossa página oficial no Facebook:https://www.facebook.com/portalcatolicooficial/

Deixe uma resposta