Missa celebra instalação de nova Diocese em Cruz das Almas

, Homilias

O Recôncavo Baiano ganhou uma nova diocese em Cruz das Almas. Neste domingo, 28 de janeiro, às 10h, aconteceu uma Solene Celebração  Eucarística na praça Senador Themistocles de Cruz das Almas, em frente  à Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso (agora  Catedral diocesana). Na oportunidade, aconteceu a posse do primeiro bispo diocesano, Dom Antônio Tourinho Neto.

“Encontro-me neste belo dia que marcará para sempre a história de nossa igreja. Uma diocese almejada há quarenta anos: o tempo da caminhada do povo de Deus no deserto rumo à terra prometida. Pensada pela primeira vez em 1977, pelo então cardeal, Brandão Vilela. Homens de fé trabalharam para que o projeto hoje se tornasse realidade”, disse Dom Tourinho.

Aproximadamente  10 mil pessoas participaram deste momento  de alegria e fé. Católicos de várias dioceses da Bahia e do Brasil se fizeram presentes, principalmente da Diocese de Jequié, onde Dom Tourinho atuou por muitos anos como sacerdote.

A Celebração Eucarística foi presidida pelo Dom Giovanni D’Aniello e concelebrada pelo Arcebispo da Arquidiocese de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e pelos bispos auxiliares: Dom Gilson Andrade da Silva, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida e Dom Hélio Pereira dos Santos, entre outros bispos que compõem  o Regional Nordeste 3 da CNBB.27545614_622266644780893_883310301311549548_n

“Na manhã de hoje, cruzam-se o sonho e toda uma região. E a atenção paterna do Papa Francisco, que voltando seus olhos para as necessidades das Igrejas do Brasil, criou essa nova diocese, colocada sob a proteção de Nossa Senhora do Bom Sucesso.”, disse Dom Murilo Krieger.

Participaram da cerimônia, autoridades  políticas e religiosas dos municípios  que, agora, compõem a nova diocese.

A Diocese de Cruz das Almas  será composta por 10 municípios e 17 paróquias com aproximadamente 325 mil habitantes. Os municípios que compõem a nova diocese são: Cabaceira  do Paraguaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçú e Saubara, todas no Recôncavo Baiano. Leitura da bula Apostólica pelo chanceler da Arquidiocese de Salvador.

“Não é que agora Cruz das Almas é separada. Ela é uma das partes, com sua responsabilidade, para caminharmos juntos. Quero parabenizar especialmente o Dom Tourinho que não foi escolhido por acaso”, disse o bispo Dom Giovanni D’Aniello.

A Diocese de Cruz das Almas foi criada no dia 22 de novembro de 2017, pelo Papa Francisco, com desmembramento da Arquidiocese de Salvador (BA).

Fotos: Diego Azevedo/Forte na Notícia e Reprodução/Facebook

Edição de texto: Anara Passos (Jornalista- DRT 7574)

1-Bispo-em-Cruz-das-Almas-768x512

Deixe uma resposta