Manhã de Sexta-feira da Paixão em Itabuna é marcada com caminhada penitencial e Via-Sacra. Confira!

, Entrevistas
Aconteceu, hoje 29/03, Sexta-feira Santa, em Itabuna, no sul da Bahia, a primeira Caminhada Penitencial e devoção da Via-Sacra. A caminhada saiu da Catedral de São José e passou pelas ruas e avenidas da cidade, até chegar ao cemitério Campo Santo (a chegada no cemitério lembra o sepultamento de Cristo). 
 
Diversos religiosos e fieis participaram deste momento que teve início às 6h. Durante o percurso de duas horas, os fieis puderam vivenciar a reconciliação com Deus e acompanhar a Via-Sacra.
O ato de caminhar é para relembrar os passos de Jesus antes da crucificação.
No percurso foram refletidas as 14 estações da Via-Sacra. A cada parada, ao som da matraca, os fieis meditavam passagens bíblicas que contam a dor e o sofrimento vivido por Cristo.
 
À frente da caminhada, membros da igreja seguravam imagens que representam cada estação.
 
O rito final no cemitério foi finalizado com orações, louvores e agradecimentos.
 
Na oportunidade, o bispo diocesano Dom Carlos Alberto dos Santos falou sobre este momento tão simbólico e importante: “Chegamos ao alto da nossa caminhada penitencial, nossa Via-Sacra. Aqui estão, portanto, muitos dos nossos irmãos e irmãs que partiram para a eternidade. Estamos juntos de Jesus e hoje celebramos justamente a Sexta-feira Santa para meditarmos a nossa vida, amarmos uns aos outros assim como eu nos amei e ao próximo como assim mesmo.
Quero, portanto, agradecer a vocês. Eu gostaria de dar um abraço em cada um, mas infelizmente não posso, mas dou um abraço com a minha oração, com o meu coração. Vocês são muito especiais. Eu também quero agradecer aos movimentos pastorais que se prepararam, se doaram. Foram eles todos que deram essa visão, essa posição. Continuem sendo ovelhas melhores ainda, tá bom? Deus abençoe a vocês todos!”, finalizou o bispo.
Muitas paróquias da Diocese de Itabuna também promovem eventos como a Caminhada Penitencial, experiência de fé cristã cuja essência é a penitência interior, ou seja, não pode ser confundida com práticas exteriores de sofrimento a si mesmo. 

A caminhada é marcada pelo ritual da passagem da cruz pelas mãos dos fiéis, que testemunham uma experiência de misericórdia. O dia litúrgico
é uma tradição desde os primeiros séculos e lembra a morte de Jesus na cruz, ocorrida numa sexta-feira.

Vale ressaltar que durante todas as sextas-feiras da Quaresma são intensificados os momentos de vigília e oração nas igrejas, com a participação dos fiéis

na chamada devoção da Via Sacra, que consiste na oração mental de acompanhar Jesus em seus sofrimentos.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, o tempo é apropriado aos exercícios espirituais, às liturgias penitenciais, peregrinações em sinal de penitência, privações voluntárias como jejum, esmola e a

partilha fraterna, como forma de reconhecer os pecados e pedir Graça para que nosso coração esteja voltado para Deus.
Fotos: Captura do Youtube 

Deixe uma resposta