Jovens e adultos são crismados em Itabuna

, Homilias
Nesta quinta-feira, às 19h, foi realizado o sacramento da Crisma na quase-Paróquia Nossa Senhora das Graças, situada no bairro Jaçanã na cidade de Itabuna (BA), onde 12 jovens e adultos receberam o sacramento, com a missa presidida pelo bispo diocesano Dom Carlos Alberto dos Santos.
A concelebração foi feita pelo Pe. Ricardo Nunes de Resende (responsável pela quase-paróquia) e pelo diácono Trajano Oswaldo.
A celebração foi marcada pela emoção dos Crismandos ao receberem o sacramento da confirmação, acompanhados pelos padrinhos e familiares.
O Bispo, pela imposição das mãos e pela unção que é feita, realiza o sacramento. Ele é o ministro ordinário para ministrar o sacramento, pois, foram os Apóstolos que administravam a Crisma (cf. At 8,14-17). O sacerdote pode ser ministro desse sacramento de forma extraordinária. Para o recebimento da Crisma, como ele traz uma ligação com o Batismo, assim, exige-se o estado de graça. Com isso, têm-se, como efeitos desse sacramento, o recebimento do Espírito Santo e dos seus sete dons. Conferindo assim, o espírito de santidade e fortaleza. Confere-se também a graça santificante ao crismado.
Durante a homilia, o Bispo ressaltou a importância de receber esse sacramento: “Estamos no período pascal vivendo a alegria do ressuscitado. E o cristão que é cristão consciente, ele se alegra a cada momento em que se alegra a cada momento em que participa da celebração da missa, agradecendo e louvando ao Senhor pelas maravilhas em que ele tem feito em nossas vidas. E hoje, nós nos alegramos com isso e com esses jovens aqui que vão assumir, como os Apóstolos assumiram, a evangelização. A partir de hoje vocês vão ser anunciadores da obra de Jesus. Vocês vão assumir um compromisso com Jesus, com a Igreja, para serem também, evangelizadores como os Apóstolos.”, disse Dom Carlos.
 
No final da celebração os crismados fizeram várias homenagens aos catequistas e ao casal Adriana e Devid com direito a lembranças.
 
Para receber este sacramento, todos passaram por uma catequese em suas respectivas comunidades, durante o período de 14  meses, conduzidos e orientados pela equipe de catequistas. O Crisma é um sacramento fundamental para na vida da igreja.
O Catecismo da Igreja Católica (CIC) ensina que nesse Sacramento, tal como ocorreu em Pentecostes, – quando o Espírito Santo desceu sobre a comunidade dos discípulos –, o Espírito Santo desce em cada crismando que pede à Igreja esse os dons do Espírito. Dessa forma, o Sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.
Chama-se Crisma por causa do rito essencial, que é a unção. E chama-se Confirmação, porque confirma e reforça a graça batismal. O óleo do Crisma é composto de óleo de oliveira (azeite) perfumado com resina balsâmica. O bispo o consagra para ser utilizado no batismo, na confirmação, na ordenação dos sacerdotes e dos bispos e na consagração
dos altares e dos sinos. O óleo representa a alegria, a força e a saúde. Quem é ungido com o Crisma deve difundir o bom perfume de Cristo (cf. II Cor 2,15).
Álbuns de fotos deste evento CLICANDO AQUI

Deixe uma resposta