JMJ 2023: Papa se encontra com universitários em Lisboa

Durante a jornada, o Pontífice realiza encontros com vários grupos

Seguindo sua agenda em Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude, Papa Francisco encontrou-se nesta quinta-feira (3), com jovens universitários na Universidade Católica Portuguesa (UCP). Durante o encontro, o Santo Padre disse palavras de encorajamento para que saibam enfrentar os desafios diários.

O discurso do Papa foi a partir da figura do “peregrino”. De acordo com ele, nesta imagem espelha-se a condição humana, que leva jovens a realizar uma viagem para ir mais além. E convidou os presentes a pensarem no grande espetáculo que é a vida. “Por isso, sede protagonistas de uma nova coreografia que coloque no centro a pessoa humana, sede coreógrafos da dança da vida”, enfatizou o Papa.

Durante o encontro, o Pontífice ressaltou a necessidade de reconhecer a urgência de cuidar da Casa Comum ao citar os testemunhos dados por alguns jovens. Sendo necessário uma mudança de visão antropológica à economia e à política. “Não podemos contentar-nos com simples medidas paliativas ou com tímidos e ambíguos compromissos”, disse o Papa, que continuou, “pelo contrário, a necessidade de redefinir o que chamamos progresso e evolução”.

Encaminhando para o fim, o Santo Padre reforçou que seus princípios incluem temas como o cuidado com a Casa Comum, a plena participação das mulheres, a necessidade de encontrar novas formas de compreender a economia, a política, o crescimento e o progresso. Ele convidou os jovens a estudarem e participarem das obras da Igreja.

Encontro com participantes de projeto Scholas Ocurrentes

Ainda nesta quinta-feira (3), o Papa visitou a sede da Scholas Ocurrentes no município de Cascais, em Portugal. No local, o Santo Padre se encontrou com jovens que participaram de um projeto artístico intitulado “Vida Entre Mundos”. Conjuntamente a diversos grupos sociais, eles produziram a maior obra de arte do mundo: um mural com mais de três quilômetros de comprimento.

Segundo o site do projeto, esta obra busca expressar “uma outra forma de habitar a terra, uma forma em que todos os jovens, todos os mundos, se encontram, se escutam e celebram a vida, criando juntos”. Jovens, idosos, pobres, pessoas de diferentes religiões, entre outros grupos e comunidades, pintaram para manifestar seus sofrimentos e dores, em um processo que envolveu escuta, partilha e acolhimento.

Papa recebe grupo de jovens da Ucrânia e reza pelo país

O Papa Francisco recebeu um grupo de 15 jovens peregrinos da Ucrânia, acompanhados por Denys Kolada, consultor para o Diálogo com as organizações religiosas do governo ucraniano. Segundo informações da Sala de Imprensa da Santa Sé, o Papa ouviu as “comoventes histórias” dos jovens e lhes dirigiu algumas palavras, “expressando sua proximidade ‘na dor e na oração’”.

O encontro durou cerca de 30 minutos. No final, Francisco e os jovens recitaram juntos o Pai-Nosso, com o pensamento voltado para a Ucrânia.

Da redação, com Vatican News

Deixe uma resposta