Itacaré comemora 300 anos da Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo

Um ano muito especial e esperado pelos itacareenses, sobretudo para a comunidade Católica, que comemora 300 anos da Igreja Matriz de São Miguel, no dia 10 de dezembro de 2023. Neste dia festivo, a programação começa cedo, às 5h30 da manhã, com a alvorada. Às 9h, acontece a Santa Missa, que será acompanhada da Procissão. A partir das 15h, acontecem os show do padre Alessandro Campos, Padre Ednaldo e convidados.  

Para finalizar a programação terão sorteios e homenagens, além da exibição do documentário da Uesc sobre o Museu Histórico São Miguel.  

Itacaré originalmente era habitada por aldeias indígenas que viviam da pesca e agricultura para subsistência. Por volta de 1530, Portugal iniciou a colonização de Itacaré, com as capitanias hereditárias. Junto com os Portugueses, vieram também os Jesuítas, estes incumbidos de demarcar o território. Em 1720 a capela de São Miguel foi erguida pelo jesuíta Luis da Grã e assim batizando a população de São Miguel da Barra do Rio de Contas. Itacaré só foi elevada a categoria de município quando a Condessa do Resende – Dona Maria Athaíde e Castro, donatária da capitania de Ilhéus, tornou Itacaré um município. Junto com sua história, Itacaré traz diversos monumentos históricos, como a Casa dos Jesuítas e a Igreja Matriz. 

A igreja cujo padroeiro é São Miguel Arcanjo, que no dia 10 de dezembro completa 300 anos e tem uma rica beleza interna. Hoje, o município também conta com o Museu Histórico São Miguel, que conta a história da igreja e da cidade, por das peças, construções, artes sacras, pinturas e muito mais. O que já mais um atrativo turismo do município.  Contam os mais antigos que eram constantes os ataques de índios a moradores e jesuítas e que por este motivo que os padres construíram um túnel ligando a igreja e a casa dos jesuítas, levando-os a Até meados da década de 70, Itacaré tinha como principal fonte de renda o cultivo de cacau, diversas plantações eram administradas por ricos barões do cacau, porém com a chegada da vassoura de bruxa – praga que ataca as lavouras de cacau, a cidade sofreu um grande declínio e empobrecimento, obrigando o guerreiro povo itacareense a buscar outras alternativas de subsistência, assim explorando o que é um grande sucesso até os dias de hoje e continua crescendo mais e mais, o turismo sustentável. 

Foto: Redes sociais

Deixe uma resposta