Irmã Ana Paula realiza show em Coaraci e concede entrevista exclusiva ao Portal Católico

, Entrevistas

Com alegria e devoção, estão sendo celebrados os 50 anos de criação e fundação da  comunidade paroquial de Nossa Senhora de Lourdes, em Coaraci (BA).

Em comemoração ao Jubileu de Ouro, o Novenário teve início no dia 28 de janeiro. Porém, o grande dia festivo será no dia 11 de fevereiro. E para abrilhantar ainda mais os momentos de fé e comemorações, aconteceu neste último sábado (02), um show espetacular com a Irmã Ana Paula, que é um dos maiores nomes da atualidade da música católica. O Portal Católico além de registrar esse momento, teve a honra de entrevistá-la com exclusividade. Confira a entrevista e conheça um pouco mais sobre a trajetória e o trabalho dessa cantora capixaba que encantou os baianos devotos de Nossa Senhora de Lourdes.

 Portal Católico: Fale um pouco sobre a sua missão

Irmã Ana Paula: A minha missão começou depois que eu recebi o batismo do Espírito Santo, depois dos 13, 14 anos de idade. Deus foi trabalhando em mim todo um processo de conversão, de transformação… mas na minha Diocese eu pregava em retiro, eu cantava e tocava em algumas cidades da Diocese São Mateus e até mesmo do estado do Espírito Santo. Entrei no convento aos 19 anos e a missão continua até hoje. E até o céu, estamos aí (risos).

Portal Católico: Como é a sua história na música?

Irmã Ana Paula: A música tem um envolvimento na minha vida desde a infância. Meu pai toca violão, minha mãe gosta de cantar, nos encontros na minha casa com meus amigos, sempre tinha muita música. Eu ficava batendo a colher desde pequenininha lá do lado, então eu fui me apaixonando pela música, mas ao mesmo tempo, eu não  tinha muita facilidade pra tocar. Eu aprendi a tocar violão depois dos 13 anos, mas eu tocava num tom e cantava num outro. Foi aí então que eu consagrei a minha voz para Nossa Senhora e pedi que ela me ensinasse que ela me ajudasse. E depois desse dia, não me dei conta de quando nem como mas hoje eu canto! Também eu considero uma graça especial de Deus o dom de cantar. E hoje, a música é um carro-chefe na minha vida de missão.

Portal Católico: Dos CD’s que gravou, qual o que você considera o mais importante?

Irmã Ana Paula: Não sei dizer qual o mais importante porque em cada época Deus levantou a importância de cada CD. Mas, o “Incomparável Deus” que tem a primeira versão da música “Sopra em nós” eu acredito que foi a alavanca que realmente muitas pessoas têm recebido a graça do Espírito Santo, onde ela é tocada, onde ela é cantada.

Portal Católico: Como você destaca conciliar música e sua missão?

Irmã Ana Paula: A minha primeira missão é ser religiosa. Eu não me considero cantora, me considero religiosa. E o canto faz parte do meu ser religioso. Então, eu preciso conciliar isso, vivendo a minha essência religiosa, vivendo a consagração da vida de oração e da vida fraterna, e a música é um ornamento para a missão, que Deus utiliza para poder evangelizar as pessoas, para atrair mais as pessoas para Ele. Mas existe essa realidade: a música não é a essência, a música é um artifício, é um mecanismo, é um meio, é um instrumento de trabalho na evangelização.

Portal Católico: Quais as dificuldades de ser cantora católica?

Irmã Ana Paula: Muitas! A primeira dificuldade que eu acredito não é simplesmente você chegar diante de um povo e cantar. Mas, a primeira dificuldade eu apresento para a Irmã Ana Paula, sobretudo, viver aquilo que ela está cantando. É um desafio porque nós estamos aí em processo de conversão, à caminho da santidade. Como dizia Santa Teresinha: “Eu canto aquilo que eu quero crer”, e eu posso dizer que eu canto aquilo que eu quero crer e eu canto aquilo que eu quero viver. O maior desafio é viver o que eu canto.

 Portal Católico: Como é para você servir à igreja através das canções?

Irmã Ana Paula: Primeiro confesso a minha dignidade. Deus olhou pra mim e em sua infinita misericórdia. É uma graça poder servir a Igreja através do meu Ministério, ser uma luz no meio de toda santa igreja. Uma luz bem pequena que não pode deixar de brilhar. Então, eu considero o meu trabalho uma benção, uma graça, hoje no seio da Igreja, simplesmente por mérito de Deus mesmo.

Portal Católico: Quais seus planos para o futuro?

Irmã Ana Paula: Esse ano vou estar lançando o meu primeiro CD solo, ao vivo. Ainda vamos confirmar o local de gravação (quem sabe na Bahia!), há uma grande probabilidade de ser na Bahia, pelo carinho do povo, pela acolhida, pois é um povo que reza, que gosta de estar na presença do Senhor e isso pra mim é muito importante!

Portal Católico: Já foi convidada para gravar outros tipos de músicas?

Irmã Ana Paula: Já fui convidada uma vez por um Protestante para participar de um CD dele mas depois ele sumiu e aí não deu certo, enfim… mas músicas seculares, não! Nunca fui convidada.

Portal Católico: Qual mensagem você deixa para os leitores do Portal Católico?

Irmã Ana Paula: Queria dizer que é importante hoje cada um olhar pra dentro do seu interior e perceber o que está fazendo da sua própria vida, onde está buscando a sua felicidade, onde você procura saciar a sua solidão. Existe um Deus que está sempre de braços abertos do seu lado, pra te levantar, pra te abraçar, pra cuidar de você. Seja atento a isso. Ele é Pai, Ele ama, nunca se esqueça, que independente do que você já fez na sua vida, seja aberto a esse Deus que  quer reconstruir a tua história hoje. Hoje é dia de você recomeçar!

 Reportagem: Valdeni Elias

Edição de texto: Anara Passos

Deixe uma resposta