Início do Advento e Concurso de Presépios marcam preparação para o Natal

, Eventos

No próximo domingo, dia 27 de novembro, a Igreja dará início ao Advento – tempo litúrgico que marca a espera do nascimento de Jesus. Em preparação a este período, o Setor Educação e Cultura da Arquidiocese de Salvador realiza a oração das Primeiras Vésperas do Advento no sábado (26), às 17h, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no colégio Antônio Vieira (Garcia). O momento será conduzido pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Primeiras Vésperas

A oração das Vésperas faz parte da Liturgia das Horas, que é a oração oficial da Igreja Católica e também é chamada de Ofício Divino. A essência desta oração é a santificação das horas do dia do cristão, que é marcado por períodos fortes de agradecimento a Deus, como o início da manhã, o início da tarde e o fim do dia.

As horas canônicas são: Ofício das Leituras (recitado de madrugada), Laudes ou Oração da Manhã, Hora Média (esta pode ser desdobrada em mais três: Tércia, próxima das 9h; Sexta, próxima das 12h; e Noa, próxima das 15h), Vésperas ou Oração da Tarde e, por fim, Completas ou Oração da Noite.

As Vésperas – oração que será conduzida por Dom Murilo – é composta por dois Salmos e um hino retirado do Novo Testamento. Nesta hora recita-se, ainda, o Magnificat, que é o Cântico de Nossa Senhora.

Advento

O tempo litúrgico do Advento, isto é, as quatro semanas que antecedem o Natal, coloca os cristãos na espera pelo Messias prometido, por isso o Advento é um caminho de preparação. O Advento – Adventus, em latim, que significa vinda, chegada – traz duas características muito profundas: clamar a vinda de Jesus e agradecer porque Jesus já se encarnou no meio de nós, já é o Emanuel, o Deus conosco.

Entre os símbolos do Advento está a coroa que, por seu formato circular e as cores que apresenta, expressa a esperança. A coroa é composta por ramos verdes e por quatro velas, que são acesas a cada domingo (uma vela no primeiro domingo do Advento, duas velas no segundo, três velas no terceiro e as quatro velas no quarto domingo). Cada uma destas velas possui um significado: a verde é a esperança; a branca é para manifestar a dimensão da paz; a vermelha é para lembrar a fé, a vida; e a rosa é para lembrar a alegria.

Outro símbolo do Advento é o sino, que é tocado para anunciar a vida e no Natal chama atenção para o grande dia festivo do nascimento do Menino Jesus. Há também o presépio, que é montado neste período como um instrumento, uma forma de ajudar os fiéis a melhor compreenderem como foi a chegada de Jesus. Nele estão contidas as figuras de Jesus, Maria, José, os três Reis Magos, pastores e também animais.

Concurso de Presépios 2016

Como parte do período de preparação para a festa do nascimento do Menino Jesus, a Arquidiocese de Salvador, através das pastorais da Cultura (Pascult) e da Comunicação (Pascom), realiza mais uma edição do Concurso de Presépios. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de dezembro e os participantes devem escolher uma das três categorias: Residencial, Paroquial ou Institucional.

O Concurso Arquidiocesano de Presépios é parte integrante do Projeto Salvador, Cidade Natal do Brasil e tem por finalidade estimular a construção de presépios, despertando a criatividade e a memória das tradições populares do Natal. Para participar é necessário montar o presépio, que deverá ficar exposto até o dia 6 de janeiro (Festa de Reis).

As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados. Para participar é necessário enviar um e-mail para culturaprimaz@gmail.com com o nome completo, endereço e telefone da pessoa responsável pelo presépio, além da categoria (Residencial, Paroquial ou Institucional). Devem ser anexadas, obrigatoriamente, três fotos do presépio inscrito. É importante salientar que as fotografias enviadas não poderão conter quaisquer informações que identifiquem o autor do presépio, como por exemplo: nome, imagem ou logomarcas. O presépio vencedor deverá ficar montado até o dia 06 de janeiro de 2016.

Para cada categoria, só será aceita a inscrição de um presépio por concorrente. Só serão aceitas inscrições de presépios instalados em residências, comunidades e instituições, situadas nas cidades que compõem a Arquidiocese de São Salvador da Bahia (Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Itaparica, Lauro de Freitas, Maragogipe, Muritiba, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu, Saubara, Vera Cruz).

O resultado final será divulgado no dia 25 de dezembro, na Missa de Natal (local a confirmar).

Outras informações por telefone (71) 4009-6604

Por Assessoria de Comunicação

Arquidiocese de Salvador

 

 

Deixe uma resposta