Igreja em Camacan realiza investidura de novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística

, Destaques

Durante a Celebração Eucarística que aconteceu na noite dessa sexta-feira, 16 de agosto, na Igreja Matriz de São Sebastião, em Camacan, no sul da Bahia, foi realizada a investidura de 29 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESC).  A santa missa teve início às 19h com a presidência do pároco, o Pe. Geovane da Silva,SAC, e concelebração pelo vigário paroquial, o Pe. Francisco Pio Dantas (SAC).

Após a homilia, foi feito o Rito de Investidura dos novos 29 MESC da Paróquia São Sebastião , que auxilia o padre, diáconos e bispo nas celebrações litúrgicas e na visita os enfermos, levando a Palavra e a  Eucaristia semanalmente.

O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão tem a principal missão de levar o Sacramento da Eucaristia à aqueles que, impossibilitados de irem até a Igreja, possam em suas casas, hospitais, asilos, ou onde estiver, receber Jesus Sacramentado. Este ministério é realizado por leigos participantes de sua paróquia, com uma caminhada espiritual amadurecida e comprometida. Após a investidura, foram apresentados oficialmente, com validade por dois  anos, os novos ministros.

Ser Ministro Extraordinário da Comunhão não é um status dentro da paroquia ou comunidade, mas sim um serviço na caridade. Ministério é serviço. Por isso, é importante que o ministro entenda que ele recebeu da Igreja um mandato para servir. Por isso, em muitas dioceses, já é colocado um tempo para o exercício deste ministério, para que ninguém se perpetue na função e entenda que estão ali para o bem da comunidade e para a construção do Reino de Deus. Não é o leigo que se oferece para ser ministro, e sim, ele ou ela é uma escolha feita pelo pároco, com indicação também da comunidade.

Importante também destacar que o Ministro Extraordinário da Comunhão está a serviço da unidade na comunidade. Estando a serviço da Eucaristia, ele tem a importante missão de testemunhar que o amor do Cristo nos une e, por isso, devemos crescer na fraternidade e na compaixão. Por isso, o ministro deve revelar a presença de Cristo, tanto na comunhão que entrega, como em seu coração, que deve amar e servir do jeito de Jesus.
Vale ressaltar que a expressão “ministro extraordinário” é para indicar que os ministros ordinários da Eucaristia são o Padre e o Bispo. Os leigos auxiliam os padres na distribuição da comunhão para os fiéis, 
sejam nas celebrações, como também na comunhão para os enfermos e idosos nas casas.
A equipe do Portal Católico parabeniza a todos pela escolha e deseja que todos sejam muito felizes na nova missão de levar Jesus a outros irmãos.

Fotos:Reprodução/Rede Social

Deixe uma resposta