Fiéis participaram da Missa de Reparação na igreja da Lapa

No início da noite do dia (17), o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidiu a Missa em reparação à profanação cometida conta o Santíssimo Sacramento no último dia 6 de novembro, após assaltantes invadirem, roubarem e espalharem hóstias consagradas na igreja Nossa Senhora da Conceição da Lapa (avenida Joana Angélica). “Uma profanação se mede por aquele que é ofendido. Quanto mais importante é ele, maior é a profundidade da profanação”, disse Dom Murilo.

Ao iniciar a Celebração Eucarística, Dom Murilo lembrou aos fiéis que a Missa de reparação é tambémdsc09785-451x301 uma Missa de amor. “Nós, seguidores de Jesus, não respondemos o ódio com ódio; não respondemos as ofensas com raiva. A nossa maneira de responder é com amor. Jesus foi profanado aqui, na Eucaristia. Jesus foi ofendido. E nós nos sentimos na obrigação de manifestar o nosso amor, a nossa proximidade, o nosso carinho e um desejo de fazer ainda mais do que fazemos, de amá-lo mais do que O amamos, por que sabemos que muitas pessoas não pensam assim, o ofendem e o ferem”, afirmou.

Durante a homilia, Dom Murilo falou sobre a importância da Eucaristia, que tem três aspectos: sacrifício, banquete e presença. “Quando participamos da Eucaristia, nós nos unimos a Cristo que, continuamente, em todos os altares do mundo se oferece ao Pai. Por isso que a nossa vida é importante, não por nós mesmos, mas porque Jesus nos toma, assume como seu o que nós dizemos, dá o seu valor e ao Pai, então agrada, pois tudo o que o Seu Filho oferece, agrada ao Seu Pai, ao nosso Pai”, disse Dom Murilo.

dsc09760-451x301Logo após a Comunhão, o padre Fernando Pedrosa conduziu o Santíssimo Sacramento para a adoração, que foi conduzida por Dom Murilo. Em seguida, o Arcebispo abençoou o novo sacrário, onde foram colocadas hóstias consagradas. “Reparar é dizer a Jesus: ‘Senhor, eu quero te amar não só por mim. Eu quero te amar por aqueles que não te amam, eu quero te amar e expressar gestos de carinho por aqueles que te ofendem, por aqueles que pisam, de certa forma, neste sacramento”, disse.(Arquidiocese de Salvador)

Fotos: Sara Gomes

Deixe uma resposta