Fieis do bairro Jaçanã recebem com alegria o diácono Trajano Osvaldo em Itabuna!

, Destaques

Neste domingo, 31 de julho, a quase-paróquia Nossa Senhora das Graças, situada no bairro Jaçanã, que compõe a paróquia Senhor do Bonfim em Itabuna (BA), realizou uma santa missa, às 18h, com a presidência do bispo diocesano Dom Carlos Alberto dos Santos. A concelebração foi feita pelo Pe. Ricardo Nunes de Rezende e os diáconos Esmeraldo Sardinha e Trajano Osvaldo. 

Diácono Trajano irá colaborar com o  Pe. Ricardo Nunes Rezende (diácono permanente da diocese de Itabuna), sendo assim, Trajano Osvaldo Oliveira Ribeiro, irá exercer o seu ministério diaconal. 

Durante a celebração, a leitura da provisão canônica foi lida pelo diácono Esmeraldo Pio Sardinha. 

No final da celebração, o Padre Ricardo Nunes Rezende apresentou um novo projeto para modificar a Igreja. 

Participaram da santa missa, fiéis católicos de várias paroquias, 0movimentos, pastorais da diocese de Itabuna, além de sua esposa Lene e outros seus familiares e amigos. 

Na oportunidade, o diácono Trajano falou sobre a sua trajetória: “Todos vocês, movidos pelo amor de Deus, me fez ficar entre vós. E essa permanência me dá certeza de que a minha missão não pode parar. Nesses doze anos do meu ministério diaconal, só passei por paróquias cujas padroeiras são mulheres. Comecei em Santa Rita, de Santa fui para Ferradas, para a paróquia Nossa Senhora da Conceição. De Ferradas, fui para o bairro de Fátima, paróquia Nossa Senhora de Fátima, e agora, na quase-paróquia Nossa Senhora das Graças… é muita graça!” 

Trajano foi ordenado diácono permanente, no 11 de abril de 2010. Segundo o site da diocese de Itabuna, ela conta com nove diáconos permanentes. 

Trajano completou 12 anos de serviço de evangelização nas paróquias: Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora da Conceição de Ferradas e paroquia Nossa Senhora de Fátima (todas em Itabuna). 

Entendido desta maneira, o diaconato não é somente um passo intermediário rumo ao sacerdócio, mas oferece à Igreja a possibilidade de contar com uma pessoa de grande ajuda para as tarefas pastorais e ministeriais. 

Um diácono pode batizar, abençoar matrimônios, assistir os enfermos com o viático, celebrar a Liturgia da Palavra, expor o Santíssimo Sacramento, pregar, evangelizar e catequizar, fazer a homilia, abençoar, fazer palestras e formações. 

Numa paróquia pode exercer muitas funções em conjunto com o pároco. O diácono é responsável por cuidar da liturgia e estar em comunhão com tudo o que acontece na paróquia e participar diretamente do CMPP e outras pastorais. (Catecismo da Igreja Católica, 1570) . 

  Neste link, conheça um pouco sobre os diáconos permanentes da igreja católica: https://portalcatolico.net/portal/o-que-e-um-diacono-permanente/ 

Clique AQUI  e confira o álbuns de fotos

Deixe uma resposta