Famílias atingidas pelas enchentes recebem benefícios com apoio da Cáritas Brasileira

, Destaques

Cerca de 30 famílias atingidas pela enchente em dezembro do ano passado, no Banco da Vitória, em Ilhéus (BA), receberam ontem, dia 01 de abril, um cartão no valor de 3 mil reais da Cáritas brasileira. A ajuda humanitária recebeu recursos da União Européia. Além das famílias de Ilhéus, o Programa Resposta Emergencial vai auxiliar desabrigados de mais cinco municípios baianos, como Itabuna, e outras duas cidades mineiras. Em Itabuna, 300 famílias vão receber o cartão. A previsão que é a entrega comece ainda nesse mês de abril. Os cadastros ainda não foram finalizados. 

Vale ressaltar que antes das entregas dos cartões em Ilhéus, teve um momento de oração. E o Bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Giovanni Crippa participou deste momento.  

Os cartões, com o valor de R$ 3.000, poderão ser utilizados na modalidade débito em supermercados, lojas, farmácias, mercearias e demais estabelecimentos. A iniciativa integra as ações do programa Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais, que tem por objetivo atender às necessidades emergentes de aproximadamente 24.000 pessoas. 

A seleção para o recebimento dos benefícios é baseada em critérios de vulnerabilidade, voltado às famílias que perderam a moradia por completo ou tiveram o imóvel interditado pela Defesa Civil, além daquelas que perderam todos os bens materiais da residência. Além disso, serão priorizados os círculos familiares chefiados por mulheres, casas com muitas crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência. Portanto, o projeto busca contemplar os grupos mais vulneráveis dentre a população atingida pelas enchentes.  

  “O cartão com recurso financeiro para múltiplas finalidades chega em um momento muito importante para essas famílias. Acontece após uma seleção criteriosa e participativa com as comunidades integrantes do projeto de ajuda humanitária, a fim de atender as necessidades específicas de cada núcleo familiar”, sublinha Valquiria Lima, coordenadora nacional da Cáritas Brasileira. “A possibilidade de se ter um crédito de R$3.000, a partir do qual é possível definir, no âmbito familiar, o que é mais necessário e imediato para aquisição no momento, fortalece a autonomia e o protagonismo das pessoas”, acrescenta. O auxílio monetário na forma de cartão multipropósito é um dos eixos de ação humanitária, que também inclui a entrega de kits de higiene e limpeza, bem como o apoio à estruturação e ao fortalecimento de abrigos.  

 A realização é da Cáritas Brasileira, com o apoio da Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária da União Europeia (DG ECHO), Cáritas Bélgica e Cáritas Suíça. 

  

Deixe uma resposta