Entenda o que a Igreja celebra no Domingo da Semana Santa

, Destaques

Se todo o domingo é a comemoração da ressurreição de Cristo, de uma forma particular, no domingo de Páscoa comemoramos a sua Páscoa, a passagem da morte do Senhor para a vida. É a festa das festas, na expressão de São Gregório de Nazianzo. Esta é a mais importante do ano litúrgico, aquela que dá sentido pleno, porque celebramos a ressurreição de Jesus. É uma festa de luz; o Senhor ressuscitado nos ilumina, coloca em nossos corações uma imensa alegria, uma imensa esperança, e nos enche também de amor. A mensagem central é: Cristo ressuscitou dos mortos. Cristo não está mais no sepulcro, mas Ele está vivo e caminha com os seus discípulos e está no meio de nós. É o eterno vivente. Esta é a novidade que Deus nos dá no seu Filho Jesus Cristo. 

Nós comemos e bebemos com ele após a sua ressurreição dentre os mortos. O Pai ressuscitou Jesus dos mortos. O Senhor venceu a morte tornando-se o Juiz e Senhor dos vivos e dos mortos. A morte não possui mais sentido nele. A ressurreição mostra a unicidade da pessoa de Cristo; o mesmo que morreu sobre a cruz, é o ressuscitado. Com a ressurreição, Cristo não está mais sujeito à morte e à corrupção do corpo. Ele agora vive para sempre, como Ele o era antes da encarnação. É o Deus da vida, na qual acreditamos com muita alegria no coração, como Ele tinha dito; Eu sou o caminho, a verdade e a vida, a ressurreição. Quem acredita nele não verá jamais a morte. 

 A ressurreição de Jesus mostra como é a nova realidade; cheia de graça e de vida nova. Jesus retomou novamente a vida, só que agora na dimensão divina. A ressurreição revela o sentido de sua paixão, mostrando todo o seu valor, que a paixão não foi uma derrota, mas uma vitória, a vitória do amor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O maior amor é aquele de dar a vida pelos amigos. Ele obteve a vida nova que não é aquela terrena. 

Nesta páscoa a equipe deste Portal de Notícias, quer desejar a todo o povo de Deus, aos trabalhadores da saúde, a toda a Igreja, ao Papa Francisco, aos desempregados, moradores de rua, aos doentes da Pandemia e de outras doenças, pessoas necessitadas, aos ministros consagrados, a todas as famílias, no sentido de desejar a todos uma feliz páscoa. O momento é de solidariedade. Feliz Páscoa, Cristo ressuscitou dos mortos, aleluia!  

Deixe uma resposta