Encontro de Formação para Coroinhas vai acontecer em Firmino Alves

, Agenda

No próximo domingo, dia 15 de março, às 8h, vai acontecer na paróquia Santo Antônio, na cidade de Firmino Alves (BA), mais um  Encontro de Formação para os  Coroinhas, desta vez, na Forania  Norte. O tema do Encontro de formação é: “Vocação à Santidade”.

A organização do evento é da Pastoral dos Coroinhas e acólitos, e diocese de Itabuna (BA).
Outras formações dos coroinhas acontecerão em 2020 nas três foranias: Norte, Centro e Sul.
A diocese de Itabuna, desde dezembro de 2019, está promovendo Encontro de Formação para todos os coroinhas das 33 paróquias dos 19 municípios baianos.
Confira quais são os próximos Encontros: dia 15 de março na Forania Norte, na cidade de Firmino Alves; 22 de março na Forania Sul na cidade de Camacã; 20 de Setembro, Forania Norte em Itororó; 21 de novembro, Forania Centro em Itabuna; 22 de novembro, Forania Sul em Santa Luzia.

Conheça um pouco a origem dos coroinhas:
Os Coroinhas e Acólitos prestam um serviço valioso à Igreja, ao Sacerdote e principalmente a Deus. São eles que possuem o privilégio de servir o próprio Jesus no altar, auxiliando o padre durante a Santa
Missa ou em outras celebrações litúrgicas.

Origem
Os Acólitos surgiram nos primórdios da Igreja, eram jovens vocacionados ao sacerdócio e instituídos pelo bispo para exercerem diversos ofícios na sagrada liturgia como parte de sua formação para a ordenação presbiteral. Mas devido à ausência desses jovens em muitas paróquias, a Igreja permitiu que crianças e jovens das comunidades também pudessem exercer esse ofício.

Na vida do coroinha a oração é fundamental.
É pela oração que o jovem aprende a se relacionar com Deus, a se tornar íntimo do Senhor. Na oração recebem-se as graças de Deus, o auxílio para os momentos difíceis e a força para superar o pecado e as falhas pessoais. Sem oração não se pode servir ao altar, pois como vamos estar com Cristo se não temos intimidade com Ele? É a oração que permite ao coroinha exercer o seu serviço ao próximo e ao altar de forma digna.
Ser coroinha é viver a Eucaristia, é viver Cristo em todos os momentos da vida. A Eucaristia é a fonte de todas as graças, é alimento que fortalece a alma e nos conduz ao Pai. Ao viver a Eucaristia, o coroinha
vive o seu ministério de serviço com mais dignidade, dedicação, oração e amor e, assim, santifica-se e aproxima-se cada vez mais de Deus.

Deixe uma resposta