Encontro de Cristãos Leigos e Leigas reuniu mais de 350 pessoas neste domingo (18)

, Eventos

A Comissão Arquidiocesana para o Ano Nacional do Laicato promoveu, no último domingo (18), o Encontro de Cristãos Leigos e Leigas. O evento reuniu mais de 350 pessoas no auditório Dom Geraldo Majella Agnelo, localizado na Cúria Metropolitana de Salvador. A programação contou com as palestras “Leigos: Identidade e Vocação”, ministrada pela articuladora da Ação Social Arquidiocesana (ASA), Hildete Emanuele, e “Leigos: Espiritualidade e Missão”, conduzida pelo professor José Antônio Saja.

Além das palestras, foram oferecidas oficinas e apresentado o Plano Arquidiocesano para o Ano do Laicato. “Esta é a primeira atividade para o Ano do Laicato em nossa Arquidiocese. Nós temos como objetivo formar cristãos leigos e leigas na sua consciência, na sua missão, evidenciando o papel deles como sal da terra e luz do mundo. Além deste encontro que está acontecendo hoje, nós teremos o Fórum de Profissionais Católicos, um Festival de Música, seminários temáticos nas foranias e nas paróquias”, disse o coordenador de Pastoral e da Comissão, padre Ricardo Henrique.

A primeira parte do encontro foi encerrada com uma Missa, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Durante a homilia, Dom Murilo falou sobre a missão dos leigos.  “Queremos entender melhor qual é a nossa vocação batismal, a nossa missão na Igreja e no mundo, já que a nossa vocação é ser sal da terra e luz do mundo. Eu tenho certeza que o Senhor nos ouvirá, por que Ele quer que todos nós ocupemos o nosso lugar neste mundo que Ele ama e quer salvar”, afirmou Dom Murilo.

Entre os participantes estava o paroquiano da Paróquia Santa Terezinha, localizada no Chame-Chame, Roberto Sarmento. “Eu considero que este ano deve ser o passo inicial no envolvimento de leigos e leigas na missão da Igreja, como cristãos, como pessoas que precisam transformar essa sociedade. Para ser sal da terra e luz do mundo, nós precisamos estar ligados a uma videira, precisamos ser galhos de uma videira que é Jesus Cristo”, disse.

“Nós precisamos, realmente, saber qual é o nosso papel como cristãos e seguir o ensinamento de Jesus Cristo: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho”, disse Maria Raimunda, que é membro da Comissão Arquidiocesana da Pastoral da Família e participa da Paróquia Ceia do Senhor e Santo André Apóstolo.

Foto: Daniela Andrade

Informações:Arquidiocese de Salvador

Deixe uma resposta