Encontro de bispos referenciais e assessores começou com a celebração da Santa Missa

, Destaques

A celebração da Santa Missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, nesta terça-feira (23), deu início ao o Encontro de Bispos referenciais e Assessores Regionais e diocesanos da Pastoral Familiar. A eucaristia foi presidida pelo bispo de Itabuna (BA) e referencial da Pastoral Familiar no Regional Nordeste 3 da CNBB, dom Carlos Alberto dos Santos, e concelebrada pelo bispo de Campo Mourão (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Bruno Eliseu Versari, além de bispos e padres que participarão do encontro.

Durante a homilia, Dom Carlos lembrou a trajetória de São Paulo na evangelização, que mesmo com muitas adversidades, não desistiu, foi fiel e capaz de levar muitos corações até Jesus. “Ele sabia que tinha alguém do seu lado para lhe impulsionar a ser fiel e forte”, disse. “Como seria bom se nós pudéssemos insistir na conversão de várias pessoas que ainda não se deixaram conduzir por esse Espírito Santo de Deus para conhecer verdadeiramente a Jesus”, completou.

Em relação ao Evangelho, o prelado destacou que Cristo quer nos confirmar na santidade e na construção do seu Reino, por meio do Espírito Santo. “Aqui estamos, bispos e padres responsáveis pelas Pastorais Familiar. Queremos, ao lado das nossas famílias, fazer com que aquilo que a Igreja orienta seja vivido por nós. Respeito à vida, à família, a educação na fé fazendo transformar corações a partir das nossas famílias”, apontou.

“Que o Espírito Santo transforme os nossos corações, que estejamos abertos à sua luz, ao seu amor. Que Nossa Senhora possa inflamar os nossos corações, orientar, conduzir, cada um de nós, para que juntos formemos uma igreja viva e cada vez mais atuante, principalmente com as famílias”, concluiu o bispo de Itabuna.

Saiba Mais

O encontro seguirá até sexta-feira (26), com momentos de estudo sobre os temas atuais do serviço de evangelização das famílias, como os itinerários catecumenais para a vida matrimonial; o serviço à vida; e o princípio da gradualidade nos processos de discernimento, conforme o capítulo 8 da exortação apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco.

Os participantes também vão refletir sobre “A alegria e a fraternidade como novos ‘lugares teológicos’, a partir dos 10 anos do Pontificado de Francisco”, com apoio do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida do Vaticano.

Simpósio e Peregrinação

No final de semana, será realizada a 13ª edição do Simpósio e da Peregrinação nacionais da Família ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida. O tema escolhido para esta edição é “Família, fonte de vocações”, em sintonia com o 3º Ano Vocacional do Brasil.

Fonte: http://vidaefamilia.org.br/

Deixe uma resposta