É preciso vigiar para vivermos a fé e o amor em família

, Homilias

Mais uma noite festiva foi realizada na Paróquia Santa Rita de Cássia em festejos a sua padroeira. Nesta quarta-feira, dia 19/05, às 19 horas, a 7ª noite do novenário aconteceu com a Santa Missa presidida pelo Frei Manoel Santos Oliveira, OFMCap, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Pena, Porto Seguro/BA e concelebrada pelo Frei Gilton Oliveira OFM Cap.

            Convidando a todos os fiéis a serem como Santa Rita de Cássia que soube orar, vigiar e pastorear, o Frei Manoel iniciou a homilia clamando pela intercessão da Santa por todos, pedindo a ela que nos ensine a experimentar a fé, nestes tempos de pandemia e a viver o amor em família, como ela viveu.

            “Santa Rita de Cássia foi um exemplo de mulher, dedicada à família, se doou ao marido e filhos, amando-os até a morte. E nós, como estamos vivendo a fé? De que modo estamos vivendo o amor? Somos chamado a ser pastor. Pastorear a nossa vida, a nossa família, em casa, no trabalho, até mesmo quando estamos fazendo parte de um grupo. O pastor é aquele que guarda, vigia, toma conta e aquele que percebe quando o mal se aproxima e age com sabedoria, combatendo a favor do bem. O vigia não dorme, está sempre atento, e nós assim devemos ser com nossa família”, disse Frei Manoel.

            Falando um pouco mais sobre viver da fé e do amor, Frei Manoel refere-se à experiência de Santa Rita de Cássia, que mesmo diante de tantas dores e provações vividas em família, foi firme e perseverante, pois acreditou que Deus tem a capacidade de transformar as pessoas.

            “Quantos entes queridos já se foram e essas perdas abalaram a nossa fé? Por que Senhor? Santa Rita também deve ter feito essas perguntas a Deus. E o Senhor mostrou através do amor. De que forma estamos amando? O amor é gratuito e nós precisamos experimentar esse amor dentro da nossa família. Uma mãe tem um amor incondicional pelos filhos e filhas, mas é preciso transformar esse amor em atitudes. Rita de Cássia entregou seus filhos a Deus, e nós, o que temos feito? Quantas vezes já ouvimos pais e mães dizendo que o filho já sabe falar, escrever o nome dos pais, e então perguntamos: ele sabe rezar? Sabe fazer o sinal da cruz? Está na catequese? E mais: temos incentivado nossos filhos desde criança a participar das Obras de Deus? Encontramos muitos adultos que ainda não sabem fazer nem o sinal da cruz. Que tipo de amor estamos ensinando aos nossos filhos? Quando olhamos para Santa Rita vemos que é preciso ensinar aos nossos filhos a viver o temor a Deus, pois Rita conseguiu salvar sua família através da oração e de suas atitudes. O esposo dela teve seu momento de conversão pelo amor dela que rezava todos os dias. Vigiar, viver esse amor e essa fé é muito mais do que apenas falar, é na prática do dia a dia. É preciso que eu vá primeiro, para depois atrair o rebanho. Homens e mulheres precisam se transformar em pastores. Que pela intercessão de Santa Rita de Cássia, o Senhor nos conceda sabedoria para conduzir o seu rebanho”, concluiu o frei.

            A Comunidade São Paulo e Comunidade Santa Luzia foram as responsáveis pela liturgia da noite, tendo o Ministério de Música Theou na animação com cânticos e louvores. A quermesse teve a participação da Pastoral da Comunicação (Pascom) e os Músicos da paróquia. A Santa Missa foi transmitida pelo canal do YouTube da nossa paróquia, pelo portalcatolico.net e Rádio Interativa FM.

Texto: Pastoral da Comunicação (Pascom)

Paróquia Santa Rita de Cássia/Diocese de Itabuna (BA)

Deixe uma resposta