Dom José Edson fala sobre o Instituto Missionários Servos do Senhor

, Entrevistas

A Paróquia Nossa Senhora da Piedade, situada no bairro Maria Pinheiro na Diocese de Itabuna, no sul da Bahia, acolheu três Frades do Instituto  Missionário Servos do Senhor (IMSS), que estarão a administrando e pastoreando os fiéis além das pastorais, movimentos e comunidades. Os missionários  são conhecidos também por Frades Servitanos. A posse na última sexta-feira, 05 de janeiro, às 19h.

O Instituto Missionário Servos do Senhor foi fundado em 08 de setembro de 2005, pelo Bispo da Diocese de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, Dom José Edson Santana Oliveira. Ele concedeu uma entrevista com exclusividade a este Portal. Confira:

 Portal Católico: Fale um pouco sobre o Instituto Missionário Servos do Senhor.

Dom José Edson: É um Instituto religioso nascido em 8 de setembro de 2006 na Diocese de Eunápolis com o carisma e acolhimento do Redentor. Em tudo que fizer e onde estiver cada frade é chamado a ser sinal da paterna bondade de Deus. Deve ir aonde ninguém quer ir. Mas, ir pelo mandado do Senhor. É feito um trabalho na Paróquia, de modo especial, e dá assistência também aos povos ciganos. Os missionários têm esse zelo, esse carinho, de ser a presença acolhedora da Igreja nas comunidades ciganas que muitas vezes não são tão acolhidas nas paróquias. Ainda não somos muitos. Aqui na Bahia, estamos em Eunápolis, Paulo Afonso, em Senhor do Bonfim na cidade de Queimadas, e agora aqui em Itabuna. Quando eu cheguei em Eunápolis, eu tinha só três padres (diocesanos e capuchinhos). Uma região que primeiro recebeu um missionário no Brasil foi Porto Seguro.

 Portal Católico: E Em Feira de Santana? O Senhor fundou também uma religião missionária?

Dom José Edson: Lá, quando eu cheguei com 25 anos, não tinha colégios, hospital, e eu coloquei todo o meu vigor juvenil e alegria de sacerdote, trabalhando em construção de escolas, creches, hospitais. Foi lá que surgiu as Irmãs Missionárias Servas do Senhor, que estão celebrando 31 anos de existência.

 Portal Católico: Aqui em Itabuna, quem teve a idéia de trazer os Servos?

Dom José Edson: O Bispo Dom Carlos Alberto quando chegou fez o estudo da sua Diocese, viu a carência de sacerdotes, encontrou uma Carta onde os Redentoristas já tinham pedido pra sair desde o tempo de Dom Ceslau. A iniciativa foi o Senhor Bispo nos pedir. Ele conhece o trabalho dos missionários, a sua ação evangelizadora.

 Portal Católico: Como vai ser a evangelização nos quatro bairros periféricos?

Dom José Edson: Eles agora vão visitar os bairros, as comunidades, e junto com as lideranças leigas, vão fazer um grande movimento de evangelização.

Reportagem: Valdeni Elias

Foto: Tiago Souza/Diocese de Itabuna

 Edição de texto: Anara Passos (Jornalista- DRT 7574)

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta