Dom Carlos Alberto fala sobre a missão de ser o novo bispo da Diocese de Itabuna. Confira!

, Entrevistas

Dom Carlos Alberto dos Santos substituiu Dom Ceslau Stanula no dia 07 de abril de 2017,que renunciou ao cargo após quase 20 anos de atuação  como bispo da Diocese de Itabuna.  O novo bispo veio da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas, onde ficou por quase 12 anos. Dom Carlos Alberto é natural de Tobias Barreto (SE), nasceu em 2 de outubro de 1955, sendo ordenado padre em 21 de maio de 1983. Dom Carlos terá pela frente o pastoreio da Diocese de Itabuna que é formada por 19 Municípios no sul da Bahia sendo as cidades: Buerarema, São José da Vitória, Jussari, Arataca, Camacan, Pau Brasil, Santa Luzia, Una, Canavieiras, Mascote, Itabuna, Itapé, Ibicaraí, Floresta Azul, Santa Cruz da Vitória, Itajú do Colônia, Firmino Alves, Itororó e Potiraquá.

Dom Calos Alberto concedeu uma entrevista com exclusividade ao repórter do Portal Católico de Itabuna. Confira a entrevista:

Portal Católico: Na sua homilia de posse o senhor disse: “Cristo agora me envia para cuidar de todos vós, para caminhar convosco”.  Fale um pouco sobre o significado desta mensagem.

Dom Carlos Alberto: Quero aproveitar esse período da Ressurreição (pós Páscoa) mostrar que Jesus veio justamente para ser presença através da nossa pessoa. Se tivermos a consciência que eu também sou a presença real do Cristo em vida, eu também verei no outro a presença real do Cristo em vida. E a partir de que eu me torno esse cristão cada vez mais aberto a esta situação de ser um continuador da obra dele, tomo consciência de que a pessoa que chega também vem com presença de Jesus, vida e esperança.  Então, quando eu disse isso na homilia, eu quis dizer que eu vim para me unir a todos, independente da religião, do segmento político, eu vim para amar a todos, esta é a minha missão.

Portal Católico: O que sentiu quando seu nome foi confirmado como bispo?

Dom Carlos Alberto: Tomei um grande susto, visto que eu tinha outro projeto, mas Deus tinha outro projeto. De repente, ele disse: “vem pra cá que eu quero você” e eu me coloquei à disposição. Quero conhecer a todos e me tornar um instrumento de amor nos braços Dele ao lado dos meus irmãos.

Portal Católico: Quais os plano de evangelização para a Diocese de Itabuna?

Dom Carlos Alberto: Primeiro quero conhecer esta Diocese. Segundo ponto, trabalhar pelas vocações, que é a parte básica da nossa vida, visto que sem vocação não há como evangelizar por completo.  Também quero estar ao lado dos movimentos pastorais para formarmos uma grande família.

Portal Católico: Quais os planos de trabalho para os próximos anos?

Dom Carlos Alberto: A partir do momento que eu conhecer os movimentos pastorais e os seus projetos, vou tentar nossa união e ver quais são os projetos futuros. Primeiro temos que unir a família (a Diocese) cada vez mais.

Portal Católico: O que os fieis podem  esperar do trabalho do novo bispo?

Dom Carlos Alberto: Juntos nós podemos fazer mais! O que podem encontrar em mim é uma grande acolhida, uma grande abertura e o desejo de fazer com que o Cristo seja mais amado, mais conhecido e mais acolhido.

Portal Católico: Quais são os desafios com a chegada do novo Pastor?

Dom Carlos Alberto: O grande desafio é conhecer a Diocese toda. Mas eu não tenho medo de trabalhar e quero estar sempre em busca de estar ao lado das pessoas.

Portal Católico: Qual a importância de um bispo para a Diocese?

Dom Carlos Alberto: É o pastor que une todos a Jesus. Juntamente com os outros religiosos formamos uma Igreja bonita de Jesus e queremos que ela cada vez mais se torne presença aonde quer que ela esteja.

Portal Católico: Qual a mensagem que o Senhor gostaria de deixar para os irmãos da cidade de Itabuna e região?

Dom Carlos Alberto: Que aproveitemos esse período Pascal e que não deixemos que a luz, que é Jesus, possa ficar de lado. Que cada um se torne essa luz para iluminarmos nossos irmãos e irmãos e termos um mundo de paz, justiça, amor. Que Deus abençoe a todos e podem contar com esse novo pastor!

Deixe uma resposta