Dom Carlos Alberto celebra quatro anos à frente da Diocese de Itabuna

, Artigos
Nesta próxima quarta-feira, 07 de abril de 2021, dom Carlos Alberto dos Santos, bispo da Diocese de Itabuna (Ba), completa 4 anos à frente desta diocese. A equipe deste Portal Católico de Notícias parabeniza este servo de Deus e deseja que Nossa Senhora o abençoe cada vez mais, nesta missão evangelizadora.
 
A posse canônica de dom Carlos aconteceu no dia 07 de abril de 2017, após ele ter sido escolhido pelo Santo Padre, o  Papa Francisco,  no dia 1° de fevereiro de 2017. Anteriormente, Dom Calos pastoreou a Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, no extremo sul da Bahia, por um período de 12 anos. Ele é o quinto bispo a assumir a Diocese de Itabuna num período de 4 décadas (44 anos). 
 
Dom Carlos  tem a missão de ensinar, santificar e guiar em comunhão hierárquica com o sucessor de Pedro e com os outros membros do colégio episcopal, as 33 paróquias e mais 140 comunidades, em 19 municípios que pertencem à Diocese, que tem como padroeiro,  São José.
 
Sergipano, Dom Carlos Alberto dos Santos tem 65 anos de idade e foi ordenado padre em 1983, em Tobias Barreto (SE), sua cidade natal. Em 15 de junho de 2005  nomeado bispo e ordenado em 26 de julho do mesmo ano, em Aracaju (SE).
Seu lema episcopal: Per Marinm ad Eucharistian;(“Por Maria a Eucaristia”)
Em umas das entrevistas concedidas ao site do Vaticano em 2019, dom Carlos falou: “Precisamos estar no meio do povo, caminhando com o povo, sentindo o cheiro desse povo”, disse ele ao falar sobre esse pastoreio de acolhimento e proximidade, à luz do exemplo do Papa Francisco.
 
Dom Carlos Alberto dos Santos assumiu o cargo de bispo da Diocese de Itabuna, substituindo a Dom Ceslau Stanula (em memória). Dom Carlos Alberto em  sua palavra de 2017, pediu para os fiéis presente na celebração de posse, que rezem por ele. Afirmando ser um bispo feliz e realizado, ele suplicou a Deus que possa conduzir a Diocese com a lição de Jesus Cristo de ser um bom Pastor. “Eu vim para fazer a vontade do Senhor e fazer ecoar as palavras de Deus nos corações das pessoas”.
Foto:Acervo/Portal Católico

Deixe uma resposta