Dízimo; um dever de todo Cristão

, Artigos

Todo ser humano enquanto cidadão é portador de muitos direitos, más também deve cumprir alguns deveres. Para os cristãos, os direitos adquiridos pelo batismo conduzem à prática dos deveres dos filhos e filhas do Pai. Jesus Cristo é a regra de agir de todos nós. Nele tudo ganha novo sentido. Paulo, um dos primeiros missionários da fé cristã, exalta a novidade da fé em Jesus, principio de nosso agir. O filho do Pai para nós é tudo; ele é caminho de comunhão, é intimidade com Deus no Espirito Santo.

                        Jesus nos ensina que não veio destruir a lei e sim aperfeiçoá-la ( Mt 5,17 ) aperfeiçoar e por em evidência, valorizar o essencial, purificar da alienação, da dominação e egoismo, logo o dízimo é um dever de cristão, como gesto de fé e gratidão a Deus que nos cumula de toda espécie de benção. Com o ato de levá-lo ao altar do Senhor, demonstramos nosso desapego aos bens materiais e nossa capacidade de amar sem reter somente para si. 
                          Quando temos esta prática demonstramos nossa liberdade em percorrer o caminho do Salvador do mundo, marcado pela solidariedade e amor fraterno. Descobrimos que a igreja para se manter precisa da nossa devolução fiel e devemos fazer-la com justiça e misericórdia: ‘ Felizes os que são misericordiosos, porque encontrarão misericórdia “(  Mt 5,7 )
                           São Tiago nos lembra que a fé sem obras é morta, logo a nossa ação em nome da fé deve ser para defender a vida, dom de Deus. Assim deve ser o dizimo; ação que brota do coração a serviço da vida e libertação humana. Pelo dizimo, a cada dia, melhoramos nossa consciência de ser cristão e das responsabilidades que isto implica.
                              É uma decisão importante que nos desafia e nos faz correr riscos; de praticar o bem e a justiça, de viver novas relações na comunidade, de dar testemunho fiel das maravilhas que o Senhor realiza a cada momento em nossas vidas. Quer melhor risco! Só enfrenta os corajosos seguidores de Jesus Cristo. Os que esperam um dia, o reino do Pai amoroso, escutar com alegria: ” Vindes Benditos do meu Pai, recebam como herança o reino que meu Pai lhes preparou desde a criação do mundo ” ( Mt 25,34 ).
 
Foto:Reprodução/Internet 
 
Texto:Pastoral do Dízimo/Paróquia Santa Rita de Cássia de Itabuna(BA)

Deixe uma resposta