Dízimo – Testemunho de Ação Missionária

, Artigos

Irmãos (a) não existem bem maiores em nós que uma mente consciente e um coração  aberto para o próximo, o dízimo ampliar os espaços da fé é uma missão de todos nós, que acreditamos e seguimos Jesus Cristo divulgando o Reino de Deus. Logo, participar da realização dessa obra que somos chamados a colaborar de uma maneira objetiva e fiel.

Esse é o espírito do dizimista e missionário católico, que se manifesta de diferentes maneiras: no trabalho paroquial de assistência à comunidade, através da dimensão missionária que levam a palavra de Deus aos lugares mais distantes, pelos sacramentos ministrados pelos sacerdotes, na formação de novas vocações.  

São muitas as formas de ser um missionário e nós, fiéis, participamos de todas elas através de um simples e significativo gesto de solidariedade cristã: a oferta do dízimo. Um gesto simples, mas repleto de força, em que o dizimista entra em comunhão com Deus participando do seu plano de salvação.

É o ato de ofertar que confirma o espírito missionário do dízimo e se transforma no testemunho maior e efetivo de nossa Ação Missionária, de nosso amor por Deus e pelo próximo, possibilitando a realização do trabalho missionário que atende a convocação: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16.15)

o Dízimo, mais do que uma contribuição, passa a ser um verdadeiro testemunho de nossa Ação Missionária. Ser dizimista é também ser missionário, pois no ato da devolução nos tornamos colaboradores para o reina sagrado.

Em seu milagre em Caná, Jesus transformou a água em vinho. Foi um primeiro sinal prático de que ele era mesmo o filho de Deus.

Hoje, mais de dois mil anos depois desse milagre, nós também, de maneira prática, transformamos amor e gratidão em ações de atendimento aos necessitados, em gestos de solidariedade, em movimentos de ajuda, em ações que mostram nosso amor ao próximo, dando uma parte do que temos para aqueles que precisam.

Tudo isso é possível através da oferta do dizimo: é quando ele atua como uma verdadeira testemunha da Ação Missionária, fazendo com que cada irmão(a) entre em comunhão com Deus tornando-se, também, um missionário e atendendo a convocação de Jesus Cristo: partilhar e evangelizar. Não devemos pensar que ações missionárias são exclusividade do clero, porque não o são, pois cabe a cada um de nós levar ou possibilitar que se leve a boa nova do Reino sagrado na Terra a todos os povos.( ide e evangelizai )

Ações Missionárias da nossa Igreja são impulsionadas todos os dias através do dizimo, daquela pequena oferta que se transforma em realizações de auxílio aos necessitados, de divulgação da palavra de Deus e de esperança para tantos que precisam.

Se a missão de todo católico batizado é evangelizar, através da oferta do Dizimo essa missão de transforma em uma verdadeira Ação Missionária.

Por: Pastoral do Dizimo/Paróquia Santa Rita de Cássia de Itabuna (Ba)

 

Deixe uma resposta