Diácono Transitório é ordenado Padre em Itororó. Confira!

, Homilias
A Diocese de Itabuna, no sul da Bahia, ganhou um novo sacerdote, o Padre Muryllo Oliveira Reis . A Ordenação Presbiteral foi realizada na Paróquia Santo Antônio de Pádua, situada na cidade de Itororó, no Sudoeste da Bahia.
A Santa Missa teve início às 17h e foi presidida pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Carlos Alberto dos Santos, bispo diocesano, e concelebrada pelos sacerdotes da Dioceses de Itabuna e de entras dioceses e arquidioceses de várias regiões do Brasil. A celebração contou com a presença de fiéis das comunidades diocesanas, familiares, religiosos, seminaristas, amigos, além de padres e diáconos de outras regiões do Brasil. Participaram da celebração,  autoridades políticas, religiosas, militares e civis. Além do prefeito da cidade, secretários e vereadores. A igreja matriz ficou completamente lotada para acompanhar mais sacerdote filho da cidade.
 
A celebração foi marcada de momentos de grande emoção e comoção.  
 
Antes da homilia, iniciou-se o rito da Ordenação Presbiteral com a apresentação do candidato.
 
Natural de Itororó, o diácono Muryllo Reis realizou seu estágio pastoral na paróquia São José na cidade de Una, na diocese de Itabuna (BA).
 
Na homilia, Dom Carlos destacou “Quero saudar de um modo particular o Diácono Muryllo pela sua doação, pela sua entrega, pelo seu sim a Deus. Estamos no período chamado advento e por isso, estamos preparando a festa daquele que é o Senhor e Rei da nossa história. E a liturgia sempre nos pede para que nós nos preparemos para que, quando Ele chegar, preserve o mais bonito do mundo que é o seu coração para Ele nascer. Nesse dia, nós abrimos espaço para celebrarmos a ordenação de um que será um ministro para transformar o dom de transformar corações para Jesus. Chamamos para que possa ser fiéis a Jesus, aquele que deu a vida por todos nós. A vocação é dom de Deus, a vocação é presente de Deus. O jovem, quando aos poucos vai decidir a sua vocação e sua missão, é porque ouve a voz de Deus. Sabe dar a resposta, ora para o casamento, ora para a vida consagrada, ora para a vida religiosa, para ser padre, para ser freira, enfim, a vocação, com a bela missão. E a leitura do profeta Isaías vem dizer uma coisa muito bonita. O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu. Desde o dia do nosso batismo, nós fomos ungidos, e de modo particular, hoje, o nosso Diácono Muryllo será ungido em suas mãos para servir a Igreja de Jesus, para servir ao altar, para servir ao povo de Deus em uma grande e bela missão”.
 
Após a homilia, seguiu-se o rito da ordenação. Um momento de grande emoção foi quando o neo-sacerdote recebeu suas vestes litúrgicas, comovendo toda a assembleia que o acolheu com uma grande salva de palmas.
Durante o rito de ordenação, o candidato ao presbiterado realiza o propósito dos eleitos, se prostra para o canto da ladainha, recebe a imposição das mãos, pelo bispo diocesano, além da prece de ordenação.
O momento seguiu com a unção das mãos, na qual foram revestidos com os paramentos sacerdotais e tiveram as mãos ungidas com o Santo Óleo do Crisma.
Logo após, suas mãos foram atadas com uma fita.
De acordo com a tradição, a mãe do eleito deve desatar o pano e guardá-lo em um lugar seguro, pois na hora de sua morte, o mesmo deve ser colocado em suas mãos no caixão para recordar que um dos seus filhos é sacerdote.
O rito prossegue com a entrega do pão e do vinho e o início da Liturgia Eucarística.
A celebração segue com a Liturgia Eucarística e a comunhão.  
Depois da comunhão, já ordenado o Padre Muryllo Reis saudou os presentes, proferiu alguns agradecimentos e narrou a sua trajetória.
 
A primeira missa do neo-sarcerdote foi realizada, às 9h, na paróquia Santo Antônio de Pádua na cidade Itororó.
 
Em seguida, o Padre Nerivaldo Santos de Azevedo, chanceler do bispado, fez a leitura da Ata de Ordenação Presbiteral, que foi assinada pelo bispo, pelo neo-sacerdote, entre outras testemunhas.

A Pascom (Pastoral da Comunicação) da Diocese de Itabuna, transmitiu ao vivo pelas mídias sociais da diocese, essa celebração. Confira neste link: https://www.youtube.com/watch?v=g-eRUNhCIqQ

Fotos: Pascom/Diocese de itabuna(BA)