Casamento comunitário é realizado em Itabuna!

, Homilias
Neste sábado (16/12), três casais realizaram o sonho de receber o sacramento do matrimônio pela primeira vez. A cerimônia religiosa teve início às 19h, na Paróquia Santa Rita de Cassia, situada no bairro São Caetano, na cidade e diocese de Itabuna, no sul da Bahia.
A igreja ficou completamente lotada de parentes, amigos e convidados.
 
A celebração do matrimônio comunitário foi uma oportunidade organizada e uma iniciativa da Pastoral Familiar da paróquia local, em parceria com a Pastoral Familiar diocesana.
 
A cerimônia presidida pelo Pe. Frei Luciano O. Freitas (pároco da Igreja matriz de Santa Rita de Cássia).
Foi um momento marcado por muita emoção entre os casais que receberam o sacramento do matrimônio.
Para os noivos, tinha uma grande surpresa ao adentrar na igreja, pois havia um casal completando 50 anos de matrimônio (bodas de ouro): Eduardo e Gandilva, membros da pastoral familiar. O casal festejou o aniversário da união e renovou as promessas realizadas durante o casamento. Eles possuem três filho e quatro netos.  Umas das filhas, nesta cerimônia, recebeu o sacramento do matrimônio.
 
Os casais que receberam o sacramento do matrimonio foram:
Paulo Campos Fogueira e Vanessa Costa Almeida;
Johnny Everton de Carvalho Santos e Graziele Santana Barretos;
Milton Oliveira Santos e Maria Raimunda Biano Souza Santos.
 
A Pastoral Familiar é o esforço pastoral da Igreja Católica que tem como objetivo trabalhar a prevenção da estrutura familiar, defendendo e promovendo o respeito e a dignidade da família, seus direitos e deveres.
O Matrimônio Cristão, por seu lado, torna-se sinal eficaz, sacramento da aliança de Cristo e da Igreja.
No casamento comunitário podiam ser encontrados casais com 30 a 50 anos de idade e muitos já convivem juntos a muitos anos e tem filhos .
 
A Pastoral Familiar foi a responsável pela decoração e toda organização do casamento, assim como a preparação dos casais, oferecendo aos mesmos, a oportunidade do matrimônio religioso.
O casamento comunitário tem os mesmos direitos perante a lei na união matrimonial do civil e do religioso. Este momento é uma oportunidade que os casais têm para regulamentarem a sua situação sacramental, recebendo o sacramento do matrimônio.
 O casamento foi assistido pelo Frei Luciano Martins que falou da importância da espiritualidade e do diálogo no matrimônio, bem como os valores deste sacramento. Ele também destacou o que é ser família: “Deus está nesse momento nos dizendo, nos lembrando que a família não é qualquer coisa. A família é algo sagrado. É santuário de vida. É esse ninho de amor, aonde gera tudo”.
Lembrando que antes deste grande momento, os casais passaram por uma preparação, ouvindo palestras e refletindo sobre a administração familiar, a importância da espiritualidade e do diálogo no matrimônio, bem como o valor deste sacramento.

O Portal Católico parabeniza a Pastoral Familiar pela iniciativa e organização, bem como, os recém-casados pela união.

Deixe uma resposta