Dia de São Cristóvão é celebrado em Itabuna com benção de veículos

, Destaques

Em Itabuna, o dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e viajantes, foi celebrado nesta quinta-feira, 25, com bênçãos dos veículos. Esta tradição tem 46 anos em Itabuna (BA).
A ação ocorreu na Capela  Bom Jesus, situada no bairro Maria Matos (conhecida como Rua de palha, no centro industrial da cidade), e reuniu dezenas de motoristas, motoqueiros, além das polícias rodoviária, federal, estadual, militar e Sestrans, além de outros órgãos ligados ao trânsito.

A benção de São Cristóvão aconteceu por meio do diácono permante Ailton Matos, às 16h. Com uma hora e meia de duração, a carreata com a imagem do santo,percorreu a BR 101 e a BR 415 no perímetro urbano, além das  principais avenidas do centro da cidade até a Igreja dedicada ao santo, que fica no 
bairro Manoel Leão. A comunidade compõe a paróquia Santa Maria Madalena.  A missa festiva teve início às 17h50 com a presidência do Pe. Tony Valério.

Conheça um pouco a história de são Cristóvão:
São Cristóvão de Licia é um mártir importante na história do cristianismo do Oriente e do Ocidente, que viveu durante o governo de Décio, terceiro imperador romano, por volta do ano 250 d.C.
Cristóvão é um nome que significa “o que leva Cristo” ou “aquele que carrega o Cristo”, e está intimamente ligado a história do santo. Esta é uma data religiosa que homenageia a figura de um dos santos católicos mais populares do mundo: São Cristóvão, o padroeiro dos viajantes e peregrinos. Seu nome em grego era “Christophoros” e significa “o portador de Cristo”. Desde o século IV, foi representado com o menino Jesus sobre seus ombros e levando um cajado com folhas.
Era crença comum que bastava olhar para sua imagem para que o viajante se visse livre de todo perigo durante aquele dia. Por isso, é considerado padroeiro dos peregrinos, viajantes, motoristas e 
transportadores em geral.
Segundo a tradição, foi um homem de grande estatura e serviu como soldado do Império Romano; também se diz que tinha uma alma caritativa e tentava ajudar os cristãos presos.

Confira em nossa página oficial no Facebook, o álbum de fotos do evento: 
www.facebook.com/portalcatolicooficial

Deixe uma resposta