Devotos participam de trezenas em preparação à festa de Santo Antônio

, Agenda

Para celebrar a festa de Santo Antônio, os fiéis da Arquidiocese de Salvador participam de trezenas, orações preparatórias, Missas e procissões nas paróquias e nas comunidades dedicadas ao “pai dos pobres”. Confira a programação!

Na paróquia Santo Antônio Além do Carmo a trezena terá início no dia 1º de junho e os fiéis se encontrarão todas as noites, às 20h. No dia festivo (13) haverá alvorada às 6h e Missas às 7h, 9h30, 11h (com oração por cura e libertação) e às 16h. A partir das 17h30 os devotos sairão em procissão, seguindo pelas principais ruas dos bairros Santo Antônio e Barbalho e retornando para a matriz. O bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, presidirá a Missa campal, às 19h, encerrando os festejos. O tema escolhido para este ano é Santo Antônio: missão e misericórdia.

Santo Antônio também recebe homenagens na paróquia dedicada a ele, localizada no bairro Fazenda Coutos. Com o tema A exemplo de Santo Antônio, eu creio, os fiéis participam da trezena a partir do dia 1º de junho, sempre às 19h. A cada noite a comunidade é convidada a colaborar com um gesto concreto por meio da doação de alimentos e de material de higiene: arroz (1ª noite), leite (2ª noite), fubá de milho (3ª noite), feijão (4ª noite), macarrão (5ª noite), café (6ª noite), óleo (7ª noite), biscoito (8ª noite), açúcar (9ª noite), material de limpeza (10ª noite), farinha (11ª noite) e margarina (12ª noite).

No dia festivo (13) acontecerá alvorada às 5h30; Ofício de Nossa Senhora às 6h; Missas às 6h30 e às 10h. A partir das 18h acontecerá uma procissão, que sairá da entrada do bairro e seguirá até a matriz. A Missa Solene, que terá início às 19h, será presidida pelo bispo auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva.

Na igreja Santo Antônio da Barra (Ladeira da Barra) os fiéis refletirão à luz do tema Com Santo Antônio e Maria encontramos Jesus. A trezena também terá início no dia 1º de junho e seguirá até o dia 12, às 19h. No dia 11 de junho uma procissão sairá do Forte de São Diogo (Barra), Às 17h30, e seguirá para a igreja, onde o bispo auxiliar Dom Estevam presidirá a Missa. Para celebrar o dia dedicado ao santo (13) a comunidade realizará uma alvorada às 6h30 e participará de Missas às 8h, 10h, 12h, 14h30, 16h e 18h.

No Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres (Irmã Dulce) também acontecem homenagens ao santo. A trezena que começou no dia 31 de maio sgeuirá até o dia 12 de junho, com Missas todos os dias, sempre às 17h. Já no dia 13, data festiva, haverá duas celebrações, às 9h e às 17h, dedicadas ao santo querido de Irmã Dulce, conhecido como “protetor dos pobres e oprimidos”. Como é tradição, as missas incluem sempre um gesto concreto, com a oferta de gêneros alimentícios e produtos de higiene pessoal que serão doados a famílias carentes e também ao público assistido pela instituição do Anjo Bom. O tema deste ano é “Com Santo Antônio, contemplamos Maria como modelo de fé e seguimento do Cristo”.

Por Patrícia Luz e Sara Gomes

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Salvador

 

 

Deixe uma resposta