Continua em Ibicaraí, o Novenário em louvor à Nossa Senhora

, Destaques

A celebração eucarística da sexta noite do novenário aconteceu nesta segunda-feira, 27, na Paróquia Senhor Deus Menino em Ibicaraí (BA), sob a presidência do padre Wesley do Carmo, que refletiu o subtema: “O sim de Maria”.

A missa que teve início às 19h, homenageou a Pastoral da Criança e a Comunidade Nossa Senhora da Conceição. E foi dedicada às escolas: Guedes Educandário, Coaracy Ally, Gilberto Amado e ao grupo da melhor idade.
Vale ressaltar que as celebrações vão acontecer até o dia 31 de maio, que é o dia da coroação de Nossa Senhora.
A devoção que a Igreja tem de coroar a imagem da Virgem Maria, em especial no mês de maio, é muito antiga. Este gesto quer externar o carinho que sentimos pela Mãe de Jesus e nossa Mãe.
Não se trata de uma devoção vazia de sentido, e nem mesmo a consideramos uma deusa, pois Maria não é um fim em si mesma.
Não é meta, mas é sinal. Sua missão é sempre nos apontar Jesus.

Coroamos a sua Imagem, porque em nosso coração Ela tem um lugar especial.
Ao anúncio do Arcanjo Gabriel, que falou – lhe claramente: “o santo que vai nascer de ti será chamado filho de Deus”. (Lc 1,35), Maria não titubeia e se coloca como serva, não só com palavras, mas logo vai ao encontro de sua prima Isabel, que ao receber sua visita, exclamou: “donde me esta honra de vir a mim a mãe do meu Senhor”. (Lc 1,43).
Coroamos a imagem de Maria, como gesto simbólico, para, desejosos, aprender com ela a cantar as maravilhas de Deus, no nosso dia- a -dia reconhecendo-O como Deus Vivo: “Minha alma glorifica o Senhor e meu espírito exulta em Deus meu Salvador” (Lc 2,47).

A festa da realeza de Maria a princípio foi celebrada no dia 31 de maio, como conclusão do mês em muitos países dedicado a Maria, com suas belíssimas noites marianas e ladainhas cantadas. Introduziu-se o costume da coroação de Maria, carregado de muita ternura, porque eram quase sempre crianças que coroavam a Mãe do Céu. A introdução da Missa vespertina diminuiu o interesse pelas “novenas”. A reforma litúrgica introduzida pelo Concílio Vaticano II (a.62-65) preferiu celebrar no dia 31 de maio.

Foto: Pascom

Matéria e adaptação de texto:Portal Católico.Net

Deixe uma resposta