Conheça a história das aparições de Nossa Senhora de Fátima!

, Artigos
O Dia de Nossa Senhora de Fátima é comemorado em 13 de maio no Brasil. 
Nessa data, os católicos recordam a primeira das aparições de Nossa Senhora aos três Pastorinhos – Jacinta, Francisco e Lúcia – que ocorreu na cidade de Fátima, Portugal, no ano de 1917.
Em maio de 1917 o Papa Bento XV, em meio a Primeira Guerra Mundial, convocou todos os católicos para se unirem em oração e pedirem a Nossa Senhora que intercedesse na guerra e trouxesse paz para aquele momento. 
                      E foi a partir daí que começa a história de Nossa Senhora de Fátima.
Oito dias após a convocação do Papa, em resposta as orações, Nossa Senhora de Fátima fez sua primeira aparição em 13 de maio de 1917 na pequena aldeia de Fátima em Portugal. Em um local chamado “Cova de Iria”, ela apareceu para três pequenos pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta.
 
Por volta de meio-dia eles brincavam pelo campo enquanto cuidavam de um pequeno rebanho quando pararam para rezar o terço, como já era de costume. Queriam voltar logo para a brincadeira e por isso rezaram à moda deles e rapidamente voltaram para o campo e foi quando viram um clarão bem similar ao de relâmpagos.
Acharam que ia chover e por isso se recolheram para ir embora e foi quando viram um segundo clarão em cima da copa de uma árvore (chamada azinheira) e em seguida viram Nossa Senhora de Fátima. Assustados, quiseram correr, mas Nossa Senhora logo os tranquilizou e pedindo que não tivessem medo, pois ela vinha do Céu.
 
Segundo relato dos próprios pastorinhos, a visão era de uma “Senhora mais brilhante que o Sol”, e em suas mãos pendia um Rosário. Serena e tranquila disse às crianças:”Vim para pedir que venhais aqui seis meses seguidos, sempre no dia 13, a esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero. Em seguida, voltarei aqui ainda uma sétima vez.”
 
E as aparições aconteceram sete meses seguintes conforme o prometido.Antes de ir embora, Nossa Senhora de Fátima ainda ressaltou:”Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo, e o fim da guerra.”
 
As aparições de   Nossa Senhora de Fátima se repetiriam no dia 13 de cada mês até outubro e, durante esses encontros, as crianças rezavam o rosário e recebiam revelações de Nossa Senhora. À medida que as crianças recebiam as visitas de Nossa Senhora, a notícia se espalhava e cada vez mais atraíam peregrinos ao lugar.
 
Em outubro, mais de 50.000 pessoas teriam presenciado o “milagre do sol” onde o astro teria dado voltas em si mesmo.
 
Também teriam sido revelados três segredos aos videntes. Os dois primeiros se referiam à Primeira Guerra Mundial e à Rússia que acabava de adotar o socialismo como regime de governo. O terceiro, que deu origem à diversas especulações, fazia menção a um atentado que um pontífice sofreria. Acredita-se que a tentativa de assassinato do Papa João Paulo II, em 1981, tenha relação com este segredo. Francisco e Jacinta morreriam jovens, mas Lúcia ingressou na Ordem das Carmelitas Descalças e viveu até a idade de 97 anos. Francisco e Jacinta seriam canonizados pelo Papa Francisco, em 13 de maio de 2017, ano do 
centenário das aparições.
 
Nossa Senhora de Fátima no Brasil

Trazida pelos imigrantes portugueses, a devoção a Virgem de Fátima rapidamente se tornou uma das devoções marianas mais populares no Brasil. Os fiéis costumam organizar novenas ou trezenas em honra deste título de Nossa Senhora e apesar de não ser dia santo de guarda, muitos fiéis vão à missa neste dia. Há incontáveis paróquias e capelas que a tem como padroeira e é fácil encontrar imagens da Virgem de Fátima nas igrejas brasileiras, fazendo com que Nossa Senhora de Fátima seja tão popular como Nossa Senhora Aparecida. Em 2008, em Fortaleza, capital do Ceará, foi inaugurada a maior imagem de Nossa Senhora de Fátima, cuja autoria é de Franciner Macário Diniz. No Rio de Janeiro, em 2011, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, foi construída uma réplica da Capelinha das Aparições que se encontra no Santuário de Fátima, em Portugal.

Foto:Acervo/Portal Católico.Net

Deixe uma resposta