Confira como foi o Dia de Finados em Itabuna!

, Homilias

Neste 02 de novembro, Dia de Finados, milhares de pessoas visitaram os cemitérios de todo o Brasil. Em Itabuna, não foi diferente! Uma multidão de fieis saiu de casa, desde o início da manhã, para matar um pouquinho da saudade dos seus entes queridos e fazer orações. 

O Cemitério Campo Santo que fica no bairro Pontalzinho, todo ano tem uma extensa programação. Ao todo, foram celebradas 9 missas,  sendo que a primeira delas, aconteceu às 7h, e foi celebrada  pelo pároco da igreja de Nossa Senhora da Conceição, o Padre Adriano Fernandes.  

A segunda missa do dia foi realizada às 8h pelo padre Acássio Alves da Paróquia de São Judas Tadeu. 

Às 9h, a celebração ficou por conta da paróquias do Padre Reinaldo da Paróquia Santa Inês.  

A missa das 10h foi celebrada pelos padres Vanildo e Gabriel das paróquias Santa Maria Goretti e Nossa Senhora das Vitórias. 

Às 11h, a mensagem foi transmitida pelos padres Manuel Carlos de Jesus (Paróquia Senhor do Bonfim) e Ricardo Nunes (Quase-Paróquia Nossa das Graças). 

À tarde, a partir das 14h, as homenagens aos falecidos seguiram sob o comando dos representantes Padre Diego e Frei Gilton das paróquias Nossa Senhora da Piedade e Paróquia Santa Rita. Na sequência, sempre com intervalo de uma hora, foram realizadas missas pelos celebrantes Padre Ezequias e Padre Unaldo das paróquias Nossa Senhora Aparecida e Quase-Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe (15h); Padre Tony Valério e Padre José Andrade das Paróquia Santa Maria Madalena e Paróquia Santo Antônio (16h).  

O encerramento do Dia 2 de Novembro, foi com uma missa celebrada às 17h pelo Bispo Carlos Alberto dos Santos, bispo da diocese de Itabuna,  e concelebração dos diáconos permanentes da diocese de Itabuna, Esmeraldo Pio Sardinha e José de Araújo Filho. Na homilia, Dom Carlos disse: “Estamos hoje no dia de nós rezarmos, lembrarmos com saudades, mas, por outro lado, com muita esperança, dos nossos queridos entes falecidos. A marca ficou, o exemplo ficou, e nós queremos hoje, colocar cada pessoa em nossas vidas, em nossos corações, em orações, entregando eles nos braços de Deus e de Nossa Senhora.”

É importante destacar que durante a missa, Dom Carlos fez um convite especial para os fieis: no dia 7 de novembro, a diocese de Itabuna completa 44 anos de criação. Devido a reunião dos bispos do Regional Nordeste 3 (que acontecerá no dia 6/11, em Salvador), a celebração foi antecipada para acontecer amanhã, quinta-feira, 3 de novembro, as 12h, na Catedral de São José.

Ao final da santa missa, Dom Carlos abençoou os túmulos.
 

Ainda em Itabuna, outros  dois cemitérios também tiveram programação no dia de hoje. Às 8h, teve missa de responsabilidade da paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Cemitério Jardim da Saudade, celebrada pelo Padre Nicolau. O Cemitério ficou aberto para visitação até às 17h e fica localizado no semi– anel rodoviário, na rodovia Itabuna x Ilhéus. O Cemitério de Ferradas também teve missa às 7h, celebrada pelo Padre José Roberto, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. 

Vale ressaltar que o costume de visitar os cemitérios no dia dos defuntos é uma boa oportunidade para rezar por eles e reafirmar a fé na ressurreição. Por isso, os fieis na Terra podem ajudar as almas do purgatório pelas orações, esmolas e especialmente pelo sacrifício da missa, para que possam ir para o céu em breve. A Igreja tem três motivos para rezar pelos defuntos: A comunhão existente entre todos os membros de Cristo, vivos e mortos; consolar, confortar e prestar ajuda espiritual a quem está enlutado e rezar para quem morreu, para ajudar a pessoa a se purificar e chegar a Deus. 

 

Deixe uma resposta