Confira a primeira edição da “Palavra do Pastor” de 2020!

Na edição especial deste início do mês de janeiro, a “Palavra do Pastor”, com o Bispo da  Diocese de Itabuna, no sul da Bahia, Dom Carlos Alberto dos Santos, fala sobre alguns eventos importantes  nas paróquias.
Ele aborda sobre a visita pastoral da paróquia Senhora Sant’Ana na cidade de Floresta Azul, e destaca qual a importância e o objetivo de uma visita pastoral. Dom Carlos fala também das festas dos padroeiros na Diocese de Itabuna: Santa Inês e Senhor do Bonfim, no bairro Jardim Primavera (em Itabuna), São Sebastião nas cidades de Camacã e Mascote, e Senhor do Bonfim na cidade de Jussari.
Confira na íntegra!

Visita Pastoral em Floresta Azul

“Nos dias 2 até o dia 5 deste mês, nós fizemos uma visita pastoral em Floresta Azul com a presença do padre Alberto que lá está como responsável, como pároco, e também tinha o Seminarista Diego e Pe. Gilvan Oliveira. Nesses dias, eu fui apresentado à comunidade, fui acolhido pelas autoridades, de tal forma que foi muito bom. Logo em seguida, nós tivemos adoração ao jesus Sacramentado e a celebração da missa com reunião com a coordenação de pastoral paroquial. Realmente, foi um momento muito bom, muito propício, muito enriquecedor, e começamos então, essa visita pastoral, mostrando que essa visita, é o pastor que vai ao encontro das ovelhas e as ovelhas que têm o acesso e o companheirismo do pastor.

No dia 3, nós tivemos, durante toda a manhã, a visita aos doentes com benção e sobretudo, pedindo ao Senhor que abençoasse toda a família. À tarde, nós tivemos confissões e logo depois, nós tivemos celebração da missa com reunião também com a coordenação dos grupos.

No sábado, foi para a Comunidade de Santa Terezinha, onde nós tivemos uma receptividade muito grande com a capela, e logo depois saímos em direção aos doentes, visitamos vários doentes e à tarde, tivemos confissões e conversas com as pessoas. Ainda naquele sábado, nós tivemos às 17h, a celebração da missa com a benção também do Padre Alberto. Foi um momento muito gostoso, muito bom. E à noite, nós tivemos reunião com a coordenação da Comunidade.

No dia 5, nós tivemos a celebração da missa pela manhã, às 19h, e logo em seguida, fiquei um pouquinho com as pessoas e voltei para a cidade de Floresta Azul. Em Floresta, nós tivemos à noite, o encerramento com a comunidade. Foi uma receptividade muito boa, bem como, uma missa em Ação de Graças, juntamente com aquele povo. Foi muito propício, foi muito bom porque nós conversamos, entramos em sintonia, foi um encontro muito acolhedor, tanto pelo padre, quanto pela comunidade, naqueles dias que lá passei.

O objetivo da visita pastoral é fazer com que o povo conheça o bispo, converse mais com o bispo, para que as pessoas percebam que o bispo está ali para orientar, conduzir e fazer com que sejam fortificados no amor, na fé, e na caminhada da Igreja. Além disso, o bispo também fica ao lado do padre, para que sinta a segurança, a força do bispo, que é o sucessor dos apóstolos.

Confira o álbuns de fotos: AQUI

Solenidade do  Batismo do Senhor

Mudando de assunto… Domingo é o batismo do Senhor. Encerramos o tempo do Natal com a solenidade do batismo do Senhor. É Jesus quem se faz um conosco, mostrando que essa realidade de integração, de doação, de serviço, também passa pelo mergulho por dizer: ‘aqui estou pela Tua vontade’. Quando nós recebemos o nosso batismo.

Nós recebemos uma missão: evangelizar. Assim, fez Jesus. Ele foi batizado, ficou por um tempo na comunidade, mostrou ao povo como se deve ser, como se deve fazer, conforme seu costume, o seu jeito de amar, de acolher. Tanto é que nesse tempo, logo depois do batismo, Ele ficou junto com as comunidades evangelizando mas antes de ir para o Pai, eles escolhe doze para fundar a Igreja e para dar continuidade àquilo que ensinou. É um momento muito bonito para que nós possamos repensar: ‘ e eu como batizado, o que estou fazendo? Jesus fez tanto, deu a  vida por todos nós, e eu estou fazendo o quê pela igreja?’ Então é a festa da comunhão de vida com Jesus e com os irmãos.

Festa dos padroeiros

E além disso, neste mês de janeiro, temos vários padroeiros. Temos a Festa de Santa Inês que seria no dia 21 mas que foi antecipada para o dia 19. Teremos, portanto, o início no dia 10, da novena no bairro Santa Inês. Do mesmo modo, no bairro Jardim Primavera , nós teremos a Festa do Senhor do Bonfim, que teve o seu início neste dia 10, o novenário e o encerramento será no dia 19. Hoje, dia 11, teremos o início do novenário de São Sebastião em duas paróquias, em Mascote e em Camacã. Essas serão as festas que teremos em nossa diocese aqui de Itabuna. Que o ano novo seja de bênçãos e de graça!”.

Fotos:Acervo/Portal Católico.Net

Deixe uma resposta