Com procissão restrita e protocolo sanitário, Santuário Nacional celebra Corpus Christi

Considerada uma das principais festas da Igreja, solenidade recorda presença de Jesus na Eucaristia, um dos pilares da fé católica

Por Victor Hugo Barros

Vivida desde o século XIII pela Igreja Católica, a solenidade de Corpus Christi será marcada, na próxima quinta-feira (03), por missas e procissão no Santuário Nacional. A data celebra a crença cristã da presença real de Jesus na Eucaristia, um dos sete sacramentos da Igreja.

Na Basílica de Aparecida (SP), a principal celebração do dia acontece às 9h e será presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. A cerimônia será concluída com uma procissão interna, uma das características da solenidade. Neste ano, o trajeto e o formato da caminhada – a única do ano realizada de forma pública e solene com o Santíssimo Sacramento da Eucaristia – foram alterados em função da pandemia.

Apenas religiosos poderão seguir o ostensório que abriga a Eucaristia, que será conduzido pelos corredores da Basílica e não pelo pátio externo, como em anos anteriores. Os peregrinos que participarem da missa no interior do templo acompanharão o percurso dos bancos. A medida foi tomada para evitar aglomerações, como forma de combate ao coronavírus.

Também por causa do cenário pandêmico, a capacidade de fiéis na Basílica foi reduzida. Para manter o distanciamento, cada banco vai acomodar apenas dois fiéis.

A entrada para a celebração acontece na Esplanada São João Paulo II, próximo à Capela da Ressurreição. No local, acontece uma triagem sanitária, com aferição de temperatura corporal e higienização das mãos.

O mesmo protocolo será seguido nas outras celebrações que acontecem ao longo do dia no Santuário. Para a solenidade, o número de missas foi ampliado. Ao todo, oito cerimônias acontecem durante toda a quinta-feira.

Na Basílica Nova, além da missa das 9h, a Eucaristia também será celebrada às 06h45, 12h, 14h, 16h e 18h. Outros dois espaços também acolhem celebrações na data. No Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, uma missa acontece às 10h. Na Basílica Velha de Aparecida será realizada outra cerimônia, às 18h.

De casa, os fiéis poderão acompanhar as celebrações das 9h, 12h e 18h. Nestes horários, as missas serão transmitidas pelas redes sociais do Santuário Nacional (Facebook e Youtube) e Rede Aparecida de Comunicação.

Corpus Christi – Considerada uma das principais festas do calendário católico, a solenidade de Corpus Christi celebra, de forma pública, a fé católica que atesta a presença real do corpo, sangue, da alma e da divindade de Jesus Cristo na Eucaristia. Celebrado 60 dias após a Páscoa, este é o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento pode sair às ruas em uma procissão solene.

A comemoração é fruto das visões de Santa Juliana de Mont Cornillon. A religiosa belga afirmou ter tido aparições do próprio Jesus, que manifestou o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Por este motivo, o Papa Urbano IV instituiu oficialmente a festa de Corpus Christi com a publicação da bula Transiturus em 8 de setembro de 1264.

Foto: Thiago Leon

Deixe uma resposta