Com caminhada e missa, paróquia Santa Rita celebra Pentescostes

, Eventos

A Renovação Carismática Católica da Paróquia de Santa Rita Cássia, em Itabuna, iniciou neste domingo (04), às 18h30min, uma caminhada pelas ruas do bairro São Caetano.

A santa missa teve início às 19h, presidida pelo pároco da igreja de Santa Rita de Cássia, o frei José Genilton.

“Pentecostes significa a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos e Discípulos”, disse frei Genilton.

Ao final da celebração, juntos com os membros da pastoral do Dizimo fizeram uma belíssima apresentação falando de Pentecostes.

Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão e, comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo e sobre Maria, sua mãe.

O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, e ocorre no sétimo dia depois da celebração da Ascensão de Jesus. Isto porque ele ficou quarenta dias, após Sua ressurreição, dando os últimos ensinamentos a seus discípulos. Se somados os três dias em que ficou na sepultura, são quarenta e três dias. E para os cinquenta dias que se completam da Páscoa até o último dia da grande festa de Pentecostes, sobram sete dias. Foram estes os dias em que os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes.

Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita (Shavuot), que comemora a entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo.

Para os cristãos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém. Por esta razão o dia de Pentecostes é, às vezes, considerado o dia do nascimento da igreja cristã. O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.

Deixe uma resposta