Círio de Nazaré organiza Congresso Internacional Mariano

Representantes de Aparecida e de outros centros de peregrinação em todo o mundo estarão reunidos em Belém (PA)

Logo na manhã desta quarta-feira (14) foi iniciado o primeiro Congresso Internacional da Devoção Mariana e Círios de Nazaré, em Belém, capital do Pará.

O evento tem como principal objetivo promover debates e troca de experiências entre fiéis leigos e religiosos para assim nos conectarmos mais com Deus a partir da devoção a Virgem Maria.

O Congresso teve início com a Santa Missa no Santuário Basílica de Nazaré e depois as atividades serão realizadas Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, também na capital paraense.

Representantes dos Santuários Marianos e suas respectivas imagens estão presentes no encontro, como o Padre Francisco Assis, reitor do Santuário de Nazaré, e o Padre Diego Antônio da Silva, C.Ss.R., prefeito de Igreja do Santuário Nacional de Aparecida.

Vindos de outras partes do mundo também estão presentes os portugueses, Padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima e Nuno Batalha, presidente da Confraria de Nossa Senhora de Nazareth , o Padre Michel Daubanes, reitor do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes na França, e o Diretor da Pastoral Litúrgica de Nossa Senhora de Guadalupe (México), Padre Luis Álvarez.

Karol Coelho – Ascom Basílica Santuário de Nazaré
Karol Coelho - Ascom Basílica Santuário de Nazaré

A realização do primeiro Congresso Mariano também faz parte das comemorações pelos 100 anos da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em 19 de julho, e de mais uma edição do tradicional Círio de Nazaré, durante todo o mês de outubro em Belém do Pará.

“No contexto do centenário do título basilical concedido a este templo nos reunimos para dar início a um evento que por nós foi desejado ardentemente! Temos uma missão muito bonita: mostrar para o mundo o quanto é especial reverenciar aquela que foi escolhida por Deus para a missão mais nobre de todas, de gerar em seu ventre o Verbo Eterno!

Todos os Santuários Marianos aqui representados são um testemunho das maravilhas que o Senhor realiza através de Sua serva. Olhar para esse momento em que realizaremos este Congresso é nos empenharmos cada vez que a devoção a Virgem cheguem a mais irmãos e irmãs, em particular aqueles que estão distante da fé!”, disse o Padre Francisco Assis em sua homilia.

Fundação Nazaré
Fundação Nazaré
Este ano, as celebrações do Círio de Nazaré na primeira semana de outubro, pelas ruas de Belém (PA)

Até esta sexta-feira (16), estão inclusas na programação palestras sobre a devoção mariana em várias partes do mundo e também grupos de trabalho serão feitos para o fortalecimento e integração entre os santuários, e assim fomentar também o turismo, a economia e a fé nesses locais, criando, se possível, uma rota turística mundial em torno da devoção a Nossa Senhora.

“Nossa principal motivação para realizar este evento é fomentar uma integração entre os principais Santuários Marianos do mundo, compartilhar experiências, assessorias, e tornar este evento periódico, cada vez em um Santuário, e talvez, até criando um passaporte, para dar a quem visita os Santuários ao redor do mundo, descontos em diversos serviços. Isso e muito mais será debatido neste evento e convidamos todos os devotos a participarem”, conta Antônio Salame, coordenador do Círio de Nazaré 2023 e diretor geral do Congresso.

Realidade Virtual

Os participantes do Congresso poderão também realizar visitas guiadas à Basílica de Nazaré, a Catedral de Belém, o Museu de Arte Sacra e ao museu Memória de Nazaré, com instalações interativas desenhadas para convidar os visitantes a viver a história do Círio como uma experiência sensorial em qualquer dia do ano.

“Desde o Círio passado, o museu conta com aparelhos de realidade virtual onde os visitantes são imersos numa das mais belas celebrações do Círio, a Descida do Glória. Este ano, expandimos o acesso aos vídeos de realidade virtual para todas as 13 procissões oficiais por meio da criação da sala 180 graus.

Além das 13 procissões que compõem o Círio de Nazaré em Belém, em comemoração ao Primeiro Congresso Mariano Internacional, os visitantes também serão transportados virtualmente aos santuários de Aparecida, Guadalupe, Lourdes, Fátima e Nazaré, em Portugal, por meio da tecnologia inovadora ‘reality room’, importada dos Estados Unidos”, conta Danilo Moura Silva, da equipe de criação do Museu.(A12)

Deixe uma resposta