Cinquenta e sete fieis são crismados na paróquia Santa Rita de Cássia

, Homilias

Neste último sábado (03), cinquenta e sete jovens e adultos paroquianos da igreja Santa Rita de Cássia em Itabuna (BA), receberam o sacramento da Crisma. Os Crismandos se prepararam durante um ano para este momento.

A santa missa teve inicio às 19h e foi presidida pelo bispo da Diocese de Itabuna, dom Carlos Alberto dos Santos e concelebrada pelos freis Carlos Inácio, frei Lyon Mendonça (vigário da Paróquia da Imaculada Conceição de Guaratinga) e pelo frei José Genilton (pároco da igreja de Santa Rita).

 O bispo, durante a homilia, falou sobre o significado da solenidade de Pentecostes e da importância da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Cristo, que segundo ele, Pentecostes é a coroação da Páscoa de Cristo. Nele, acontece a plenificação da Páscoa, pois a vinda do Espírito sobre os discípulos manifesta a riqueza da vida nova do Ressuscitado no coração, na vida e na missão dos discípulos. Para os cristãos, o Pentecostes marca o nascimento da Igreja e sua vocação para a missão universal.DSCN9271

Os Crismandos  são provenientes das quatro comunidades que compõem a igreja matriz de Santa Rita de Cássia e, entre os Crismandos presentes, estavam três  casais que recentemente receberam o sacramento do matrimônio. A Crisma é a confirmação das promessas feitas pelos pais e padrinhos no batismo, reassumidas agora pelos próprios Crismandos, que ao serem ungidos com o óleo da Crisma, reafirmam a caminhada de fé no seio da igreja católica.
O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Crisma, pertence, juntamente com o Batismo  e a Eucaristia , aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Assim como neles, o Espírito Santo também desce em cada batizado que pede à Igreja esse dom “Espírito Santo”. Dessa forma, o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo. É pelo Sacramento da Crisma que os católicos recebem a maturidade da vida espiritual, ou seja, são fortalecidos pelo Divino Espírito Santo, que os torna capazes de defender a Fé, de vencer as tentações, de procurarmos a santidade com todas as forças da alma. Pode-se considerar que a Crisma é o Sacramento que aumenta o Amor de Deus.

Texto e fotos:Portal Católico.net

 

Deixe uma resposta