Centenas de fieis celebram e encerram as comemorações dos 40 anos da Diocese de Itabuna

, Homilias

Uma multidão de fieis católicos  tomou conta da Avenida Aziz Maron, no centro de Itabuna neste domingo, 11 de novembro  de 2018.  Após uma caminhada de fé que partiu do Jardim do Ó, os fieis se reuniram na Praça Rio Cachoeira para celebrar os 40 anos da Diocese de Itabuna, numa missa ao ar livre.

A solene Celebração Eucarística teve a presidência do bispo Dom Carlos Alberto dos Santos e concelebração dos padres das 33 paróquias, diáconos e seminarista s que compõem a Diocese aniversariante.

Na oportunidade, Dom Carlos disse: “Parabéns também para vocês, que mostraram que são pessoas de fé, que amam a Diocese e querem bem a Igreja!”.

Ao final da celebração, os fieis cantaram o tradicional parabéns.

Vale ressaltar que neste domingo foram encerradas as comemorações do Jubileu da Diocese, que vêm acontecendo desde o dia 3 de novembro, quando aconteceu a abertura da Festa na Paróquia mais antiga, a São Boaventura de Canavieiras, que fez 300 anos.

Localizada na região  do Nordeste, do sul da Bahia, a Diocese de Itabuna, que tem São José como padroeiro,  é dividida em três Faronias, compreende a 19 municípios  e é contemplada com 33  paróquias e mais de cem comunidades (capelas).

Ela foi criada pelo santo Padre, o Papa São João Paulo II, no dia 07 de novembro de 1978, pela Bula Benignissimo Dei Concilio. Foi desmembrada integralmente da Diocese de Ilhéus.
Com a criação da Diocese de Itabuna, a Matriz  de São José  na cidade de Itabuna passou a ser a Catedral Diocesana ,a Igreja Mãe de todas as Igrejas paroquiais da Diocese.
De acordo com o Cânon 369 do código do direito canônico: “A Diocese é uma porção do povo de Deus, confiada ao pastoreio do Bispo com a cooperação dos presbitérios, de tal modo que, unindo-se a ela ao seu pastor e, pelo Evangelho e pela Eucaristia, reunida por Ele no Espírito Santo  Constitua uma Igreja particular na qual está verdadeiramente presente e operante a Igreja de Cristo. A Diocese de Itabuna está  compreendida em sua geografia pastoral desta forma: a cidade de Itabuna com 1 Forania Centro,composta por 14 Paróquias,outras 2 Foranias – Sul (seguindo a BR 101 é composta por 11 Paróquias) e a Norte (seguindo a BR 415 é composta por 08 Paróquias), totalizando 33 paróquias em 19 cidades no município sul baiano.

A Diocese de Itabuna compõe ao Regional Nordeste III da CNBB (Conferência Nacional dos Bispo do Brasil).

Dom Homero Leite Meira foi o primeiro Bispo Diocesano, permanecendo à frente da Diocese de 1978 à 1980. Ele faleceu no dia 08/05/2014.

Dom Eliseu  Maria  Gomes de  Oliveira foi o segundo Bispo Diocesano e esteve à frente da Diocese de 1980 a 1983. Ele faleceu no dia 11 de fevereiro de 2002.

Dom Paulo Lopes de Farias foi o terceiro Bispo Diocesano. Ele dirigiu a Diocese de 1983 a 1995. O Arcebispo emérito de Diamantina/MG, faleceu no dia 16 de julho de 2009.

Dom Ceslau Stanula foi o quarto Bispo Diocesano. Ele dirigiu a Diocese de 26/10/1997 a 06/04/2017.Atualmente é o Bispo Emérito da Diocese de Itabuna.

Dom Carlos Alberto dos Santos é o atual Bispo Diocesano. Ele tomou posse como 5º Bispo da Diocese de Itabuna no dia sete de abril de 2017 às 17h, na Catedral de 
São José.

Álbuns de fotos:CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta