Celina Borges: cantora católica fala sobre sua trajetória de sucesso em entrevista exclusiva. Confira!

, Entrevistas

Há 30 anos servindo à Igreja por meio da Renovação Carismática Católica (RCC), Celina Borges está no topo da listagem de melhores cantores católicos do Brasil. A cantora se destaca pelas letras/composições e pela voz forte com interpretação única nos palcos de todo o país. Sua carreira como musicista começou cedo, como professora de piano. Hoje Celina Borges celebra a conquista do décimo trabalho musical. Músicas em forma de oração. Confira a seguir, a entrevista exclusiva que Celina Borges concedeu ao Portal Católico.

Portal Católico: Conte um pouco da sua história de 30 anos.

Celina Borges: Graças a Deus há uma escolha feita por minha mãe, que era uma grande musicista da Igreja Católica, e que eu tive a graça e o presente de Deus de dar continuidade. Esses trinta anos foram somente servindo a Deus na Igreja com a música sacra, em festivais de músicas, em grupos de oração, lugar onde todo mundo deve começar.

Portal Católico: Qual o Grupo de Oração que você participa e como começou sua missão?

Celina Borges: O Grupo de Oração que eu participo é o Nossa Senhora Rainha, numa igreja aonde eu também faço Teologia e vários cursos pertinentes à minha realidade de missionária. Tudo começou com o chamado de minha mãe, que era tecladista da igreja. Eu era bailarina, e um dia meu joelho estava com problema e neste momento minha mãe me questionou por que não iria para a igreja e disse que iria me apresentar o Grupo de Oração. Eu tinha pouco mais que 17 anos, cheguei ao Grupo e fizeram uma oração maravilhosa. Então, tudo começou sobre a graça do Espírito Santo.

Portal Católico: Como você concilia vida, carreira e família?

 

Celina Borges: Não é fácil! Eu queria cuidar um pouco mais da minha família. Há 30 anos, quando comecei a servir, tinha-se a necessidade de largar tudo se dedicar a servir. Realmente eu vivi muito mais pra igreja do que pra casa. Hoje há um pequeno ajuste nesse sentido, talvez eu deixe como mensagem pra vocês: o coração de Deus pulsa é na família, é sendo família, é levando a família inteira pra igreja, mas não havia recursos naquela época. Então, eu fui uma missionária que viajou o ano inteiro durante trinta anos e acabei ficando um pouco ausente das questões domésticas de casa, que hoje eu já concilio pouco melhor.

Portal Católico: Você já foi convidada para gravar outros estilos musicais?

Celina Borges: Não. Eu sempre fui consagrada de Deus. Nunca fui convidada a cantar música secular, música profana, no máximo, as pessoas pedem um estilo um pouco diferenciado e eu acabo achando que não combina muito comigo. As minhas músicas são mais longas, elas têm uma propriedade mais educativa, de ensinamento, mais do que um “oi, oi, oi, iá, iá” que é mais banal. Fui chamada para um canto que mais catequiza, evangeliza.

Portal Católico: Como é para você servir à Igreja através das suas canções?

Celina Borges: Uma graça muito grande, uma responsabilidade muito grande, ainda mais quando se encontra padres maravilhosos que abrem as portas, fazem o poder de evangelizar com a música de qualidade, porque não é fácil, levar músicos e missionários custa caro. Estamos aqui, por exemplo, em Buerarema, com todo sacrifício.

Portal Católico: Como foi o reconhecimento do público quando você se apresentou nos Estados Unidos, Inglaterra, Portugal e Itália?

Celina Borges: O Universo da gente amplia. Viajar pelo mundo inteiro, e falar de Jesus Cristo, da salvação que Ele nos trouxe do Senhor que Ele é, é algo espetacular. Agora, eu me sinto frustrada por ter chegado na Índia e não conseguir me comunicar de uma forma eloqüente no inglês então a importância que tem-se de estudar novas línguas, de abranger o Evangelho de uma forma não só comunicativa no Brasil, mas porque Deus quer além mar. É uma coisa impressionante que o Cristianismo não chega em alguns lugares que nós, missionários e profetas, precisamos chegar. Então, é um desejo muito grande e uma responsabilidade grande de ser usada.

Portal Católico: Quais são seus planos para o futuro?

 

Celina Borges: Ainda estamos colhendo os frutos de “Quem é você?”. Este CD está concorrendo a oito premiações do troféu “Louvemos ao Senhor”, com melhor música, melhor álbum…enfim, me dá uma gratificação muito grande, pois me muitos padres me falam que este CD está sendo motivo para Formação. Isso é uma honra muito grande, uma realização muito grande. A música é uma missão de amor, de vida, de resgate.

Portal Católico: Deixe uma mensagem para os internautas e fãs de Celina Borges que acessam o Portal Católico.

 

Celina Borges: Meu coração está cheio de alegria! Estou numa casa maravilhosa, com vontade de voltar em Buerarema várias vezes. E a mensagem que eu deixo é que “tudo posso naquele que fortalece”. “Tudo posso” é uma canção de resgate, uma canção que fez realmente as pessoas entenderem que é preciso prosseguir mesmo quando a cruz está à sua frente, mesmo quando as dificuldades são muito grandes.

Celina Borges se apresentou, na última sexta-feira (09), em Buerarema (BA).

 

Além de trabalhos realizados no Brasil, Celina Borges já se apresentou nos Estados Unidos, Inglaterra (Londres), Portugal e Itália. Celina participou ainda com exclusividade da gravação do DVD de Padre Fábio de Melo, “Eu e o Tempo”.

 A mineira de Belo Horizonte reconhece a importância da música católica para a evangelização: “Agradeço a Deus por ele abrir portas para que a beleza da Igreja Católica seja conhecida. É uma responsabilidade muito grande para o nosso ministério”. Celina recebeu o troféu nacional da musica católica nos anos de 2010 e 2013 nas categorias “Melhor intérprete feminino” e “Melhor compositor”, seguindo para uma turnê internacional em Londres e cidades próximas para divulgação das músicas que lhe deram este prêmio. Em 21 de abril de 2011, Celina recebeu a Grande Medalha da Inconfidência.

A solenidade de agraciamento foi concedida pelo governador de Minas Gerais, Antônio Anastásia, em frente ao Museu da Inconfidência, na cidade de Ouro Preto/MG. No ano de 2014 Cantou para o Papa Francisco na Jornada mundial da juventude no Rio de Janeiro, executando particularmente a canção “Tudo Posso” para comemoração da data pela Igreja no Brasil. Para finalizar, em 2016 realizou o lançamento de seu mais novo trabalho ‘Quem é você?’ gravado em três estúdios no Rio de janeiro, em Nashville (Tennessee) e Cordas em Praga (Republica Tcheca), coroando assim de qualidade e espiritualidade sua discografia.

Para conhecer um pouco mais sobre a história desse fenômeno musical, visite o site: http://www.celinaborges.com.br.

Deixe uma resposta