Cardeal Dom Sergio da Rocha ordenou dois novos diáconos transitórios para a Arquidiocese de Salvador

, Destaques

A manhã deste sábado (17) foi marcada pela emoção. No primeiro santuário do mundo dedicado à Santa Dulce dos Pobres, em Salvador, os jovens Deivisson Conceição Batista e Rafael de Freitas Pereira deram mais um passo rumo ao sacerdócio e receberam a Ordenação Diaconal pelas mãos do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. A Celebração Eucarística teve início às 9h e foi concelebrada pelos bispos auxiliares e por padres da Arquidiocese de Salvador.

“O diácono é chamado a ser servidor de todos, mas, especialmente, dos mais pobres e sofredores, como nos recorda o livro dos Atos dos Apóstolos, ao relatar a instituição dos sete, reconhecidos como os primeiros diáconos da nossa Igreja. A Igreja Primacial do Brasil, aqui reunida, repete aquele gesto apostólico, confiando a estes nossos dois irmãos o Ministério Diaconal, suplicando a Deus que eles estejam sempre cheios do Espírito Santo e de sabedoria, como os primeiros diáconos, para se tornarem verdadeiros servidores de Cristo e da Igreja”, afirmou Dom Sergio nesta que foi a primeira Ordenação presidida por ele nesta Igreja Particular.

Após a Proclamação do Evangelho, os candidatos ao diaconado foram chamados pelo nome e apresentados ao Arcebispo pelo reitor do Seminário São João Maria Vianney, padre Gil André Peixinho. Em seguida, o Cardeal proferiu a homilia, destacando o compromisso que, hoje, foi assumido pelos neo-diáconos, que devem estar configurados ao Cristo Servo. “Sendo, geralmente, breve o tempo da experiência diaconal para os que serão ordenados presbíteros, é preciso redobrar os esforços para vivê-lo ainda mais intensamente através do tríplice serviço confiado aos diáconos: da caridade, do altar e da Palavra”, disse.

Terminada a homilia, os jovens Deivisson e Rafael exprimiram o propósito de exercerem o Ministério Diaconal em conformidade com a vontade de Cristo e da Igreja, sob a orientação do Arcebispo, a quem juraram obediência. Após a recitação da Ladainha de Todos os Santos, Dom Sergio impôs as mãos sobre as cabeças dos ordenandos.

As vestes diaconais que estavam nas mãos da mãe e da irmã dos jovens foram levadas até cada um deles, para que fossem vestidos, com a ajuda de sacerdotes. Já ordenados, os neo-diáconos receberam o Evangeliário, que é o livro dos Evangelhos. “Ao término de uma formação inicial, nós apresentamos para a Igreja mais dois jovens, que são o Deivisson e o Rafael. Para nós, é uma alegria, porque constata que Deus ainda continua chamando e a missão Dele ainda é muito grande. Nós jamais estaremos sós na missão, pois Deus sempre irá suscitar e chamar pessoas novas, para que possam, com entusiasmo, levar essa mensagem do Evangelho, que é a mensagem da salvação para toda a humanidade. Então, nestes tempos difíceis que estamos vivendo, para nós é sempre sinal de uma grande esperança: o Reino de Deus será instaurado no meio de nós, porque Ele assim o quer, e a prova é que hoje a Igreja consagra dois servos, diáconos, para colaborar na construção desse Reino de amor e de paz”, disse o padre Gil André.

Para o neo-diácono Rafael Pereira, a confirmação da vocação pela Igreja é um sinal da bondade e do amor de Deus. “As emoções estão à flor da pele. Há dias eu vinha me preparando para esse momento tão especial na minha vida. Hoje se confirma o chamado do Senhor e hoje a Igreja confirma a nossa vocação. A partir deste terceiro grau do ministério ordenado, com grande alegria e gratidão a Deus, damos mais um passo e, com a graça Dele, em breve será a Ordenação Presbiteral. A vocação não é simplesmente uma expressão humana, mas é sinal de Deus entre os homens. Então, o meu coração hoje transborda de felicidade”, contou.

“É uma emoção muito grande porque, de fato, eu vou confirmando o chamado que Deus fez em minha vida. Então, hoje o que passa em minha cabeça e em meu coração são sentimentos de alegria, de felicidade e de responsabilidade por saber aquilo que a Igreja está me confiando. Então, eu estou muito feliz, pois sei que estou respondendo ao chamado que Deus me fez”, declarou o neo-diácono Deivisson.

Antes da bênção final, os mais novos diáconos transitórios da Arquidiocese de Salvador ofertaram flores à Nossa Senhora e, diante da imagem da Imaculada Conceição, rezaram a Salve Rainha.

Para conferir outras fotos, clique aqui!

Texto e fotos: Sara Gomes/Arquidiocese de Salvador (BA)

Deixe uma resposta