Bartolomeu ao clero de Roma: unidade de nossas Igrejas não para

“Uma profunda comunhão de propósitos nos uniu desde a sua eleição, prosseguiu fecunda nestes cinco anos de seu pontificado e nos uniu em vários eventos e momentos”, disse Bartolomeu I a propósito do Papa Francisco.

“Mesmo devagar e às vezes com dificuldade, o caminho rumo à unidade de nossas Igrejas Santas não para, porque Deus quer assim e porque devemos ser suas testemunhas neste mundo que não tem interesse por Ele.”

Foi o que disse, nesta terça-feira (03/04), o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, recebendo, em Istambul, na Turquia, o vigário do Papa para a Diocese de Roma, Dom Angelo De Donatis, e setenta sacerdotes dessa diocese que estão fazendo uma peregrinação pela Turquia, com um grupo de peregrinos da Opera Romana Pellegrinaggi.

O Patriarca falou sobre a diferente data da Páscoa entre a Igreja Católica e Ortodoxa: “Desde o século XVI, a distância entre o calendário juliano e o calendário gregoriano levou a uma diferenciação da data da Páscoa.”

“Estamos certos de que quando os tempos forem maduros, as nossas Igrejas saberão com humildade e disponibilidade colocar em prática um projeto comum e ouvir o convite de São Paulo, como um grito que ressoa, urgente hoje, num mundo globalizado e midiático: “De fato, Cristo, nossa páscoa, foi imolado. Portanto, celebremos a festa” (1 Cor. 5, 7-8).

“Vocês vieram de Roma onde há o bispo, o nosso amado Irmão Papa Francisco. Uma profunda comunhão de propósitos nos uniu desde a sua eleição, prosseguiu fecunda nestes cinco anos de seu pontificado e nos uniu em vários eventos e momentos.”

Segundo a Agência Sir, Dom De Donatis disse a Bartolomeu I que se encontrou no último domingo com o Papa Francisco que lhe disse levar suas saudações ao patriarca.

“Estamos felizes de estar aqui, hoje. Para nós é uma grande alegria. Voltamos sempre de bom grado para despertar esta memória espiritual que faz bem ao caminho de sequela de Jesus Cristo.”(Vatican News)

Deixe uma resposta