Bahia e Sergipe realizam retiro anual da Comissão Regional

A Comissão Regional Nordeste 3 da Pastoral Familiar, que reúne os estados da Bahia e Sergipe, promoveu, no último final de semana (3, 4 e 5 de março), um Retiro Espiritual para os integrantes da sua coordenação. O encontro foi realizado no Seminário Propedêutico São José, na cidade de Itabuna (BA).

Em sintonia com o ano vocacional, o retiro teve como tema: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). O primeiro momento de reflexão, na sexta-feira (3), foi com Dom Carlos Alberto, bispo da Diocese de Itabuna e referencial para a Pastoral Familiar no Regional. Ele abordou o tema: “O cristão leigo, sujeito na igreja e no mundo: Esperanças e angústias”. A noite foi encerrada com um momento de Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento conduzida pelo Diácono Trajano.

O segundo dia começou com a Santa Missa. Na sequência, foi a vez de ouvir o testemunho de Dona Gladyz Almeida com tema: “A participação na vida e na missão da igreja.” Ela recomendou que todos trabalhassem de maneira intensa a sua vida espiritual pois “a fé nos transforma, nos ilumina e leva a transmitir a Palavra a toda a sociedade” e lembrou que “o amor é mola propulsora de tudo, ninguém consegue ter fé sem amar.”

Na parte da tarde, o padre Edson Bahia, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar no Regional Nordeste 3, fez a terceira partilha: “A comunhão na diversidade”. Ele iniciou lembrando o Evangelho de São Tiago quando diz que “a fé sem obras é morta”. Em sua definição, “a Pastoral Familiar é a pastoral que cuida de pessoas e que tem por missão anunciar o querigma”, afirmou.

No último dia do retiro, a Santa Missa foi presidida por Dom Carlos Alberto e concelebrada por padre Edson Bahia. Em sua homilia, ele nos exortou a avançar com determinação lembrando o próprio Jesus no Evangelho do dia quando nos manda: “levantai-vos e não tenhais medo. Em seguida os casais que compõem da Comissão Regional receberam a benção de envio para a missão.

“Foi um final de semana onde tudo aconteceu com a condução do Espirito Santo, momento ímpar, oportunidade para trabalhar a nossa espiritualidade e estreitar cada vez mais os laços de amizade para, juntos como equipe, trabalhar na Messe do Senhor.” disse o casal coordenador do regional, Júlio e Kátia.

Texto: Por Júlio e Kátia Sousa
Agentes de Comunicação do Regional Nordeste 3
Coordenação Regional Pastoral Familiar
Edição: André Luiz Gomes

Deixe uma resposta