Assim o Santuário de Fátima recordou Paulo VI no dia de sua canonização

No domingo, 14 de outubro, o Santuário de Fátima fez memória do primeiro Papa que o visitou, Paulo VI, por ocasião de sua canonização, celebrada pelo Papa Francisco no mesmo dia, no Vaticano.

O Papa Paulo VI foi canonizado juntamente com Dom Óscar Romero e outros cinco novos santos no dia 14 de outubro, na Praça de São Pedro.

Na manhã deste mesmo dia, o Papa Montini também era recordado durante a Missa dominical no Recinto de Oração, em Fátima, presidida pelo reitor do santuário mariano, Pe. Carlos Cabecinhas. Na ocasião, foram utilizadas as alfaias litúrgicas oferecidas por Paulo VI ao santuário.

O Papa Paulo VI foi o primeiro Pontífice a visitar a Fátima, em maio de 1967, por ocasião do cinquentenário das aparições da Virgem Maria aos três pastorinhos na Cova da Iria. Nesta visita, o Santo Padre deixou um forte apelo à construção da paz.

Além disso, no dia da sua partida para Fátima, 13 de maio de 1967, publicou a Exortação Pastoral Signum Magnum sobre o culto da Virgem Maria, Mãe da Igreja e modelo de virtudes, que se conclui com o pedido explícito a todos os cristãos “a renovar pessoalmente a sua própria consagração ao Coração Imaculado da Mãe da Igreja”, aspecto central da mensagem de Fátima.

Por ocasião desta viagem, o Pontífice ofereceu ao Santuário de Fátima um Cálice e um Cibório, os quais foram usados no último domingo, 14 de outubro, durante a Santa Missa que recordou o Pontífice, agora São Paulo VI.(ACI Digital)

São Paulo VI em sua visita ao Santuário de Fátima, em 1967 / Foto: Santuário de Fátima

Deixe uma resposta