Arquidiocese de Salvador celebrou missa em honra a São Francisco Xavier, padroeiro da capital baiana

Missa em honra ao padroeiro de Salvador, São Francisco Xavier, aconteceu nesta terça-feira na Catedral-Basílica Primacial de São Salvador

Jasmin Chalegre

Na noite desta terça-feira (10), a Arquidiocese de Salvador realizou a missa em honra a São Francisco Xavier, padroeiro da capital baiana. A Santa Eucaristia foi presidida pelo Cardeal e Arcebispo Primaz do Brasil Dom Sergio da Rocha, na Catedral-Basílica Primacial de São Salvador.

As festividades foram iniciadas com a procissão da relíquia de São Francisco que saiu da Igreja Nossa Senhora D’Ajuda, no centro histórico da cidade em direção a Catedral. O evento contou com a presença do clero de Salvador, autoridades políticas e também com povo de Deus.

A data litúrgica de São Francisco Xavier na verdade é dia 3 de dezembro, porém o povo soteropolitano adotou o 10 de maio para honrar o padroeiro, visto que santo ganhou esse título quando no décimo dia de maio de 1686, quando os jesuítas e o povo invocaram a proteção de Padroeiro das Missões sobre a cidade após duas devastadoras epidemias.

Para a senhora Dilca Gramacho, 86 anos, este foi o momento de pedi que o padroeiro interceda para o fim da pandemia da Covid-19. “Eu acredito sim, que ele vai acabar com essa Covid. Porque ele é milagroso, ele é o pai de Salvador. E vai acabar com essa pandemia, assim como ele fez em 1686. ”, afirmou fiel de São Francisco Xavier.

Outro fiel que comentou sobre a alegria deste momento, foi o senhor Frederico Pena, provedor da Irmandade Bom Jesus dos Santos Passos e Vera Cruz, que afirmou acreditar que o padroeiro honrou Salvador e ajudou o povo soteropolitano a superar a pandemia do Coronavírus. “É uma felicidade celebrar essa data. Estou muito grato por ele ter nos livrado da pandemia, tenho certeza que ele intercedeu por nós. ”, comentou Frederico.

Política e fé

A festividade para São Francisco Xavier também simboliza um ato político, visto que no final da Santa Eucaristia é realizado a renovação dos votos feitos em 1686 pelos vereadores, para que o santo fosse eleito como padroeiro da cidade.

Por essa razão, estiveram presente na missa em honra ao padroeiro da cidade, o prefeito de Salvador, Bruno Reis e a vice-prefeita, Ana Paula Matos, e também o vereador católico, Joceval Rodrigues.

O prefeito Bruno Reis afirmou que após passar pelo ano de 2021, que foi o pior momento da pandemia em Salvador e no mundo, agora é o momento de agradecer a Deus e a São Francisco Xavier pela proteção, porque “quando comparamos Salvador com outras cidades, a capital baiana passou pela pandemia, mesmo que com dificuldade sem entrar em colapso. ”, afirmou Bruno Reis.

Mensagem de São Francisco Xavier

O Cardeal e Arcebispo Primaz do Brasil Dom Sergio da Rocha, falou com o Fé Católica sobre a mensagem desta data simbólica.

“A mensagem é de esperança e gratidão. Nós agradecemos a Deus e a São Francisco Xavier que roga a Jesus por nós, neste tempo de sacrifício que temos passando. E gratidão, porque estamos alcançando sim, a superação da pandemia, ainda não está completamente superada, mas temos motivos para louvar a Deus e agradecer a intercessão de São Francisco Xavier.

Nós estamos repetindo hoje, o gesto do povo que o elegeu como padroeiro em um momento de grande dificuldade e expressou essa gratidão pelo voto. O que nós fizemos hoje, expressamos essa gratidão e escolhemos a ele mais uma vez como nosso protetor. ”, afirmou o Cardeal.

São Francisco Xavier

São Frascisco Xavier é também o padroeiro das missões, pois no Oriente, São Francisco Xavier destacou-se com uma santidade que o levou à ousadia de fundar várias missões, a ponto de ser conhecido como “São Paulo do Oriente”. O Santo que nasceu no castelo de Xavier, em Navarra, norte da Espanha, em 7 de abril de 1506, tem origem nobre, seu pai era presidente do Conselho Real de Navarra.

Com apenas com dezoito anos, foi para Paris dedicar-se aos estudos universitários, e em cincos anos tornou-se “Magister Artium”, pronto para a carreira acadêmica. Era um jovem vaidoso e ambicioso, buscava a glória de si até conhecer Inácio de Loyola, que também estudava no Colégio de Santa Bárbara. E mesmo com um início de amizade complicado, pois próprio Inácio definiu Francisco como “o pedaço de massa mais difícil que amassou”, cm o tempo, e intercessão do amigo, o coração de Francisco foi cedendo ao amor de Jesus, até que entrou no verdadeiro processo de conversão.

Esse processo o levou a ser o cofundador da Companhia de Jesus, fundada em 1539.  São Francisco Xavier foi designado a ir em missão para o Oriente, e foi o primeiro jesuíta que partiu de Lisboa para as missões nas Índias em 7 de abril de 1541. Fez um frutuoso trabalho de evangelização que abrangeu todas as classes e idades.

Chegou a Goa (estado indiano), em 1542, escolhendo como casa o hospital da cidade; sua cama era ao lado de pacientes em situação grave, e seu ministério, a partir desse momento, foi dedicar-se à assistência dos excluídos da sociedade.

O Santo também realizou muitas obras no ensinamento com as crianças, e adotou um novo método, ensinando o Catecismo com o auxílio de um sininho, que tocava pelas ruas, a fim de reunir as crianças na igreja. Francisco seguiu avançado pelo país, e também pelo mundo, chegando até a China, se colocássemos em uma linha suas viagens, daríamos três vezes a volta na Terra, pois este Santo não media esforço para anunciar o Evangelho

São Francisco Xavier é o Patrono Universal das Missões ao lado de Santa Teresinha do Menino Jesus, desde 1927. Foi beatificado em 1619, por Paulo V, e canonizado em 1622, por Gregório XV.

São Francisco Xavier sempre rezava a seguinte oração: “Senhor, eu vos amo, não porque me podeis dar o céu ou me condenar ao inferno, mas porque sois meu Deus! Amo-vos porque vós sois vós”!

São Francisco Xavier, rogai por nós!

Fonte e foto: Fé Católica e Secom da CMS/ Valdemiro Lopes

Deixe uma resposta