Arcebispo celebra missa no Quartel Central do Corpo de Bombeiros

Aimg_5552-medium chuva não foi capaz de diminuir a beleza da celebração eucarística presidida, nesta terça-feira (20/12), pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros de Pernambuco (CBM PE), na avenida João de Barros, região central do Recife. Bombeiros, funcionários civis e seus familiares participaram da missa, que foi concelebrada por Dom Marcos Ferreira, OSB, pelo Pe. Rivadávio que é pároco da paróquia de Nossa Senhora dos Remédios e também capelão dos bombeiros e do Imip, e por Pe. Ivan, que é capelão do Exército.

Falando aos presentes, Dom Fernando Saburido afirmou que “a chuva pode ter atrasado a celebração, mas a natureza tem seus direitos, por isso vamos agradecer pela chuva, tão necessária a todos”. Em sua homilia, o arcebispo lembrou que, apesar das adversidades, as pessoas precisam fazer a experiência de Zaqueu: esforçar-se para ir ao encontro de Jesus, ouví-lo e aceitar seu convite: “Desce que eu hoje hei de ter contigo em tua casa”. Dom Fernando explicou que, em nossa realidade, “esta casa não é uma construção material, mas a casa do coração, do acolhimento, que recebe, serve o Senhor e compartilha de seus ensinamentos”.img_5573-medium

O Comandante Geral do CBM PE, Cel. Manoel Cunha, revela que a missa acontece todos os anos em dezembro, tradição criada pelo Cel. Lucas há 50 anos. “Quando foi celebrada a primeira missa de confraternização natalina dos bombeiros, em dezembro de 1966, o então comandante Cel. Lucas pediu para que essa ação de graças não fosse interrompida, e nós honramos esse pedido, realizando todos os anos, em dezembro, uma missa que reúna a Corporação para agradecer a Deus por nossas vidas e realizações”, comentou o comandante.

Para o Cel. Lucas, agradecer a Deus pelo dom da vida é fundamental, especialmente nesta época de advento e reflexão, pois o bombeiro trabalha arriscando sua vida pelo próximo. “São 2600 pessoas empenhadas em trabalhar pelo próximo, sem ao menos conhecê-lo”, completou.

Momentos de emoção foram registrados na celebração desta noite, como o salmo cantado por Jandira Sampaio, do Ministério de Música da Matriz da Torre, tocado pela banda dos bombeiros; e como a execução do toque de silêncio pelo Sargento Adonai Kadus durante a Oração Eucarística, em homenagem aos colegas bombeiros falecidos.

img_5560-mediumJosiene Soares da Silva Rodrigues, esposa do tenente coronel da reserva Nehemias Rodrigues Pereira, participa da missa todos os anos com a família. Para ela, há uma beleza especial em dividir esse momento com os outros bombeiros da Corporação que, além de colegas, são amigos e considerados familiares. “Para nossa família, o Coronel Cunha é como um irmão”, afirmou.

Jubileu

Há 50 anos, a missa de final de ano no quartel celebra ação de graças pelas atividades e realizações da Corporação. Ao longo do ano também é celebrada missa no auditório do quartel, todas as quartas-feiras pela manhã, presidida pelo capelão Pe. Rivadávio. Há quatro anos, o auditório recebeu o nome do Coronel Lucas, que iniciou a tradição da missa de confraternização de final de ano. O Cel. Lucas está aposentado, mora em Recife, e hoje tem 90 anos, sendo o coronel da reserva mais velho do país.Com informações da Arquidiocese de Recife

Deixe uma resposta