Encontro Vocacional acontece neste fim de semana em Itabuna

, Artigos

A Diocese de Itabuna, no sul da Bahia, estará promovendo mais um Encontro Vocacional para vocacionados ao sacerdócio e religiosa.

O encontro de anúncio vocacional será realizado no Colégio (Ação Fraternal de Itabuna-AFI), no próximo domingo, 05 de agosto,com inicio, ás 8h.

Esse Encontro tem como objetivo despertar nos jovens a reflexão de qual é o lugar na Igreja. 

Vocação vem do latim (Vocare) e significa “chamado”. Somos chamados por Deus a realizarmos na Igreja um ministério específico, colocando nossos dons a serviço do Transcendente e dos irmãos, esta vocação pode ser concretizada por meio de uma das vocações específicas: ministério ordenado (padre, diácono ou bispo); família; vida consagrada; catequistas; leigos. Cada uma destas funciona como uma peça na engrenagem do Reino de Deus na terra.

Rezar e pedir pelas vocações, motivar comunidades e famílias a refletirem sobre o chamado que Deus faz a cada ser humano. Temos que tomar consciência que vocação não é coisa apenas para alguns. Vocação é para todo cristão, pois todos nós somos chamados a estar a serviço do reino de Deus de alguma forma.

Em agosto, a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, familiar, religiosa, leiga e catequista. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma a pedir a Deus para que todos os batizados “sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade” (João Paulo II).

Vocação é um termo derivado do verbo vocare, que em latim significa chamar. Por isso tamanha importância dada ao tema. Porque vocação é o início de tudo. Em um sentido mais preciso, é um chamado a partir da pessoa de Jesus, que nos convida a seguí-lo. Vocação, portanto, quer dizer que anterior a nós há um chamado, uma escolha pessoal que vem de Deus, a quem seguimos com total empenho, como afirma São Paulo na Carta aos Romanos: “Eu, Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus.” (Rom 1, 1).O mês vocacional nos provoca a refletir a importância da vocação, nos levando a descobrir nosso papel e nosso compromisso com a Igreja e a sociedade.

Deixe uma resposta