A Quaresma e o Dizimo

, Artigos

Irmãos nesse período Quaresmal, Jesus Cristo  nos convida a fazermos uma reflexão mais profunda sobre nossas atitudes cristãs. Nos dizendo Será que estamos contribuindo para o fortalecimento da nossa Igreja, com a finalidade  de fortalecer e  levar a todos os povos Seu Evangelho?
Estamos reconhecendo os dons gratuitos recebidos do Pai, retribuindo, de forma justa, parte do que ele nos dar gratuitamente?

O Senhor nos convida a fazer a experiência do amor verdadeiro sem limites como o seu, de quem se doa e sabe perdoar.
Neste sentido, a nossa devolução tem uma dimensão sacrifical, na medida em que nos ensina a separar uma parte para Deus e, com isso, nos leva ao despojamento e à capacidade da partilha, ato  que somente é possível para aquele que do egoísmo, pensando na bondade e amor pelo próximo. Pois devolver o Dízimo só tem valor autêntico quando o dizimista o entrega procurando corresponder ao chamado a uma generosa solidariedade cristã.

A quaresma é o momento de pensarmos como anda a nossa vida religiosa, quem somos e o que fazemos,como nos relacionamos com Deus e com o irmãos, com a natureza e conosco mesmos. Podemos incluir o ato do Dízimo nesta reflexão para que sejamos pessoas conscientes sobre a nossa corresponsabilidade fraterna na comunidade, na família, na sociedade. Que, ajudados pelo Espírito Santo, saibamos refletir retamente e piedosamente sobre os mistérios da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo e mergulhemos cada vez mais no mistério do Amor mais forte do que a morte e que se doa sem cessar, embora tantas vezes não seja amado.

Por esta razão, para que possamos viver a experiência de Jesus, tanto na dimensão religiosa ( Reconhecendo que Deus é o Senhor de todos os bens ),na dimensão Eclesial ( Mantendo as estruturas eclesiais no âmbito paroquial e diocesano ) na dimensão Missionária ( Partilhando os recursos, em vista do crescimento do reino do Pai ), na dimensão Caritativa ( aumentando a cada o serviço da caridade ). Lembrando o Mandamento do amor, amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.

Texto:Pastoral do Dízimo/Paróquia Santa Rita de Cássia de Itabuna (BA)      

Sejam dizimistas e façam suas ofertas

 Foto:Divulgação

Deixe uma resposta