20 mil fieis celebram São José: o padroeiro da Catedral, da Diocese e da cidade de Itabuna

, Homilias

Com o tema central: “Igreja Comunidade dos discípulos Missionários de Jesus Cristo”, a paróquia Catedral de São José, em Itabuna, no sul da Bahia, realizou hoje, 19 de março, a festa em honra ao glorioso São José, padroeiro da Catedral, da cidade e da Diocese de Itabuna.

O período de preparação para este grandioso novenário teve início no dia  10 de março e contou com celebrações eucarísticas, reza do terço, com a participação das 33 paróquias dos  19 municípios que compõem a Diocese de Itabuna e todas as pastorais, movimentos, grupos de serviços e várias instituições.
Vale ressaltar que além da Catedral, outras duas paróquias têm São José como seu padroeiro, sendo as cidades de: São José da Vitoria e Una.

Ontem também foi um dia especial, pois foi quando aconteceu a Missa Festiva  de aniversário da Catedral com a presidência do Bispo Emérito da Diocese de Itabuna, Dom Ceslau Stanula e concelebração por Dom Carlos Alberto, além  de padres e diáconos da diocese.
Ontem em Itabuna, a programação foi marcada por três missas na Catedral de São José e pela tradicional procissão com a Imagem do santo pelas principais ruas e avenidas do centro da cidade. O encerramento deste dia tão especial, aconteceu com a benção do Santíssimo Sacramento.

A primeira missa aconteceu às 7h, a segunda missa aconteceu às 10h missa solene e foi presidida por Dom Carlos Alberto e concelebrada por Dom Ceslau Stanula. O prefeito de Itabuna se fez presente, assim como vereadores, secretariados, entre outras autoridades.

Na oportunidade, Dom Carlos falou sobre o glorioso padroeiro: “São José foi um homem de fé, homem piedoso e homem obediente”.

Às 15h, teve a  missa dos romeiros e bênção dos objetos com a presidência do Pe. José Roberto, pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição do bairro  Ferradas. Às 16h30, aproximadamente 20 mil católicos fieis de Itabuna e de cidades circunvizinhas, prestigiaram e homenagearam São José em uma grandiosa procissão pelas principais ruas e avenidas do centro da cidade com oração, música e muito louvor.

No final da procissão, Dom Carlos fez um convite especial para todos católicos fieis de Itabuna e região: que todos participem da procissão de domingo de Ramos que acontecerá no dia 14 de abril.

Ao chegar na igreja matriz, o bispo Dom Carlos Alberto agradeceu a todos os que trabalharam  e  prestigiaram o novenário. Em seguida, o padre Gilvan de Sousa também fez seus agradecimentos  finais.

O bispo diocesano encerrou a festa com  a bênção final do Santíssimo Sacramento às 18h30.

Confira todas as fotos em nossa página no Facebook. Clique aqui

Deixe uma resposta