15 de agosto: dia de Nossa Senhora D’Ajuda!

No dia 15 de agosto é comemorada a grande Festa de Nossa Senhora D’Ajuda, momento em que toda a comunidade local se reúne no Santuário com devotos de várias localidades do Brasil. A dinâmica da festa é tão grande que em vários momentos chega até mesmo a causar congestionamento nos arredores das balsas que fazem a travessia dos carros e pedestres. Todos os anos a festa é iniciada com a novena e tem o ápice com a procissão e a missa solene no dia em que se comemora a devoção. 

No início das grandes expedições marítimas do século XVI, o culto a Nossa Senhora D’Ajuda chegou ao Brasil-Colônia por devoção de cinco padres jesuítas que integraram a comitiva do Governador Geral do Brasil, Tomé de Souza e trouxeram consigo uma bonita imagem da Virgem medindo uns 30cm e construíram a capela em honra de Nossa Senhora da D’Ajuda, onde hoje é o distrito de Arraial D’Ajuda.  

Conta a tradição que os jesuítas após inúmeras tentativas não encontravam água potável e pediram então a ajuda da Mãe de Deus para erguer a capela em sua honra. Enquanto era celebrada a missa surgiu misteriosa e mansamente uma fonte de água viva sob uma árvore ali perto. O santuário de Nossa Senhora D’Ajuda é tido como o mais antigo do Brasil. 

 No ano de 1549, na comitiva de Tomé de Sousa, chegaram às terras brasileiras cinco primeiros jesuítas e ergueram a primeira capela dedicada à Nossa Senhora D´Ajuda, que deu origem ao primeiro santuário mariano do Brasil. Ao redor da capela surgiu um povoado. Conta a história, que o povo sofreu por falta de água potável. As constantes buscas por água sempre terminavam sem sucesso. Finalmente, as orações dirigidas à Mãe de Deus surtiram efeito. Atrás da capela, na encosta, brotou água de boa qualidade que até hoje nunca faltou. 

Inicialmente a capela era muito simples, coberta com as folhas de palmeiras, com o altar móvel, o crucifixo e a imagem de Nossa Senhora trazidos do Portugal. Em 1722 foi substituída pela atual igreja de pedra e cal, que apesar das diversas reformas, até hoje conserva o antigo altar com a histórica e milagrosa imagem de Nossa Senhora D´Ajuda. 

Deixe uma resposta