A paróquia São Francisco de Assis de Rio do Meio já está na expectativa para o retiro Eternamente Amigos (ETA), que vai para a 3ª Edição. Embora tenha nascido com foco nos jovens o evento foi se transformando e atinge não só jovens, mas todos aqueles que desejam fazer uma experiência do amor de Deus.
O primeiro ETA aconteceu em 2018 na Paróquia Santa Terezinha de Potiraguá, tendo três edições e atingindo uma média de 300 pessoas entre retirantes e servos. No Rio do Meio com a 3ª edição chegaremos a mais de 350 participantes. Este ano a Paróquia São Francisco acolherá para esta experiência jovens da Paróquia Santo Antônio de Firmina Alves, Santo Antônio de Itaju do Colônia e Nossa Senhora das Vitórias de Santa Cruz da Vitória, vale ressaltar que a paróquia Santo Antônio de Itororó já realizou o ETA I e foi um sucesso.
Até a realização do retiro, que vai acontecer nos dias 26 e 27 de abril, na escola Edson de Oliveira, em Rio do Meio, há uma série de programação par animar os que já fizerem a experiência e se prepararem para o serviço de acolhimento dos próximos retirantes.
No dia 1 de fevereiro de 2025 o ETA abre as suas atividades do ano com a Noite de Espiritualidade, tendo início às 19h, na Matriz de São Francisco de Assis. Animará o momento o ministério Magnificat de Itati e está aberto para todos os ETAs participarem. A condução da noite é com o Padre Augusto, Administrador da Paróquia e idealizador do retiro. “É muito gratificante reunir os jovens para rezar a partir de uma experiência que eles fizeram com Cristo, sendo o ETA o mediador desta experiência”, destaca o Pe. Augusto. “E mais bonito é ver esse pessoal na igreja e nas pastorais, assumindo compromissos”, completa.
Mediante a oferta do mundo, não é fácil reunir 80 jovens em um final de semana para um retiro, mas a proporção que o ETA tomou na paróquia, hoje os próprios jovens são quem busca fazer o retiro. Hoje em Rio do Meio, quando abre-se no período de inscrição os jovens já se mobilizam para garantirem sua vaga. A 3ª edição será sem dúvidas mais um momento forte de conversão e alegria para os que se dispõem e fazer o retiro.
Texto e Foto: Padre José Augusto
Comments
No comment