A Catedral de São José, em Itabuna, no Sul da Bahia, segue com as celebrações do Tríduo Pascal, período mais importante da fé cristã, que rememora os últimos momentos da vida de Jesus, sua morte e ressurreição. Assim como acontece em igrejas de todo o mundo e em outras paróquias da Diocese de Itabuna, a Catedral realiza uma programação especial que convida os fiéis à oração, ao silêncio e à renovação da fé.
Na Sexta-feira Santa, 18 de abril, a celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo acontece às 15h. Nesta liturgia marcada pela sobriedade, não há consagração da Eucaristia. Os fiéis meditam sobre o sofrimento de Cristo e adoram a cruz, símbolo de entrega e amor. Em seguida, às 16h30, será realizada a Procissão do Senhor Morto, momento de recolhimento e contemplação que percorre as ruas do centro de Itabuna, relembrando o sepultamento de Jesus.
No Sábado Santo, 19 de abril, às 19h, acontece a Solene Vigília Pascal, considerada a celebração mais importante do ano litúrgico. A vigília tem início com a bênção do fogo e do círio pascal, seguido pela proclamação da Páscoa, leitura das promessas da salvação, bênção da água batismal, renovação das promessas do batismo e liturgia eucarística. Este é o momento que marca a passagem das trevas para a luz, com a ressurreição de Cristo.
O Domingo de Páscoa, 20 de abril, será celebrado com três missas na Catedral: às 7h, a Santa Missa da Páscoa do Senhor; às 9h30, a missa com participação das crianças; e às 18h, a Santa Missa Solene da Páscoa do Senhor, encerrando a programação com alegria e júbilo pela vitória da vida sobre a morte.
A programação segue o calendário litúrgico da Igreja Católica e será vivida de forma semelhante em outras paróquias da cidade e da região, reunindo a comunidade em torno do mistério central da fé cristã: a ressurreição de Jesus Cristo.
Foto: Divulgação/Internet
Comments
No comment